No Festival das Flores haverá visitação para observar a produção

Uma nova rota turística está crescendo em Areia, no brejo da Paraíba. É a Rota do Mel, que pretende oferecer experiências em torno da produção de mel de abelhas sem ferrão. O trabalho é em parceria com a UFPB. A ideia de desenvolver a Rota do Mel de Areia veio da Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia, Atura-PB. E junto à UFPB, foi construído o projeto que agora ganha adeptos e novos produtores de mel. A meta é que os meliponários instalados na zona urbana e rural do município recebam visitantes que possam manipular as abelhas e extrair o mel.

As melíponas ou abelhas sem ferrão, só têm em comum com as espécies mais conhecidas a habilidade de polinizar e fabricar mel, e elas permitem a aproximação de quem as cultiva e têm manejo relativamente simples. Uma experiência para o turista e visitante que poderá observar os enxames, a estrutura complexa que elas têm e toda a cadeia do mel. O objetivo da Rota do Mel não é alta produção, mas proporcionar uma vivência diferenciada.  

Os restaurantes do município já estão inserindo em seus cardápios pratos harmonizados com mel de abelha sem ferrão. O mel também reúne propriedades fitoterápicas, vai bem na composição de geleias e também em cachaças, já que o município é a capital do destilado no estado. E ainda tem o aproveitamento da cera com a produção de velas aromáticas e artigos de artesanato.

Um novo filão para a economia É possível lucrar com a venda dos enxames, que custam  entre 400 e 600 reais, dependendo do avanço das colmeias.Com a  criação da Rota do Mel, muitos criadores de abelha sem ferrão foram agregados à Atura e auxiliam no desenvolvimento do projeto em Areia.

A cidade se prepara agora para receber visitantes no início da primavera. Nos dias 29, 30 de setembro e 01 de outubro, acontece mais uma edição do Festival de Flores. O evento acontece no Colégio Santa Rita, no Centro, e vai reunir produtores de flores de várias cidades do brejo, além de Areia. Este ano haverá programação nas propriedades que já desenvolvem a criação de abelha sem ferrão.

O presidente da Leonaldo Alves, ressalta os benefícios gerados com a criação das abelhas sem ferrão para empreendedores e para a comunidade local.  “O investimento nesses meliponários e a atração de turistas empolgados em viver a experiência podem promover a geração de emprego e renda, o fortalecimento da economia e da cultura local”.