Mais de 25 mil pessoas já viram a mostra

Por conta do grande sucesso a exposição Armorial, 50, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), em Campina Grande foi prorrogada até dia 8 de outubro. A exposição já foi visitada por mais de 25 mil pessoas e iria ser montada no Recife, deixando Campina Grande no dia 20 de agosto. A produção decidiu prorrogar . São ao todo  140 obras que retratam o Movimento Armorial em suas múltiplas expressões, em três galerias, e mostram todo o universo amado do teatrólogo, escritor e pensador Ariano Suassuna.  São obras de arte de vários nomes, fotografias, vestimentas, indumentárias do Maracatu e outras representações, vídeos, documentos. Uma imersão na vida de Ariano Suassuna e o que ele intitulou Armorial.

A promoção e o patrocínio são do Ministério da Cultura e da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura.  “A gente quer trazer mais estudantes, professores, jovens e, enfim, pessoas de todas as idades para essa imersão no Movimento Armorial. Uma expressão tão rica, que une erudito e popular, com as mais puras raízes da cultura popular nordestina”, disse a produtora Regina Godoy.

E a Mostra segue movimentando a agenda cultural de Campina Grande. O miniteatro Paulo Pontes (anexo do Teatro Municipal Severino Cabral) recebe, de 09 a 13 de agosto, a série  “Diálogos Petrobras Sobre Arte Armorial”, que fecha o ciclo de eventos paralelos.  As apresentações contarão com intérprete e tradutor de Libras e os ingressos podem ser reservados, gratuitamente, através da plataforma Sympla. O evento, também patrocinado e promovido pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, conta, ainda, com o apoio da Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da Secretaria da Cultura (SECULT) e do Teatro Municipal. A curadoria é do poeta, ensaísta e professor Carlos Newton Júnior, considerado um expert na vida e na obra de Ariano.

“Faço aqui um convite para que as pessoas não percam esse evento de jeito nenhum. Tudo foi planejado com muito carinho e cuidado. Vamos estender esse convite às escolas, às universidades, aos professores e aos estudantes na expectativa de manter latente a ideia que Ariano teve em 1970  – misturando erudito e popular, dando origem a uma nova arte inspirada nas manifestações culturais nordestinas, e que se transformou em um importantíssimo legado para o Nordeste e para o país”, diz Regina.      A próxima parada da Mostra Armorial 50 será em Recife, no dia 18 de outubro, dia em que o Movimento celebra 53 anos.

Ingressos

https://www.sympla.com.br/evento/dialogos-petrobras-sobre-arte-armorial/2072221