Índice reforça compromisso com a preservação

O Índice de Ecoturismo da revista norte-americana Forbes elegeu o Brasil como o melhor país do mundo para o ecoturismo. O ranking conferiu a nota 94,9 ao Brasil e classificou os cinquenta melhores países para a prática na natureza. Um dos pontos altos que deu o resultado ao Brasil foi a enorme biodiversidade com mais de 43 mil espécies de animais e plantas. O ranking considera a quantidade de espécies por cada dez quilômetros quadrados, e também a porcentagem de territórios protegidos e sítios Patrimônio Natural da Unesco.O Brasil ficou na frente de outros destinos consagrados no ecoturismo, como a Austrália e o México.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, em matéria do jornalista André Martins, afirmou que “o reconhecimento reforça a percepção de que o Brasil voltou a ter um forte compromisso com a conservação da natureza, uma de nossas maiores virtudes. Premissa essencial para que o turismo converta essa riqueza natural em geração de emprego e renda, com o aproveitamento sustentável do ambiente”.

O Ministério do Turismo participa do Plano para Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia (PPCDAm), liderado pela Casa Civil da Presidência da República e coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Cabe ao Ministério do Turismo incentivar e fomentar o ecoturismo e o turismo regenerativo como estratégias de desenvolvimento econômico e regional, com a devida conservação ambiental e o uso sustentável de recursos naturais.

O Ministério do Turismo também disponibiliza o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, que destaca roteiros, experiências e destinos turísticos de todo o país com boas práticas de sustentabilidade e estimula a difusão de ações. O sistema serve de referência para novas soluções e investimentos públicos e privados na área, além de representar uma importante fonte de consulta a turistas e à sociedade civil em geral. (Redação com assessoria Mintur)