Professores da UFPB falaram sobre potencialidades do turismo rural e agricultura familiar

O município de Dona Inês recebeu o projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba, campus de Bananeiras, intitulado “Agricultura Familiar e Turismo Rural: Realidades e Possibilidades”. O seminário é resultado de uma parceria da prefeitura municipal com a Universidade Federal da Paraíba, que tem o programa “UFPB no seu município”. O seminário foi ministrado pelos professores Cleber Brito de Souza e Danilo Arruda.

O auditório do Cemcap – Centro de Formação de Professores ficou lotado com a presença de agricultores, comerciantes e futuros empreendedores do município, além do prefeito de Dona Inês, Antônio Justino, do presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena e do gerente de regionalização, Miguel Ângelo.

O professor Cleber Brito de Souza falou sobre turismo e as possiblidades que as propriedades rurais poderão oferecer através de diversos recursos, gerando oportunidades econômicas e sociais. Já o professor Danilo Arruda abordou a importância da agricultura familiar e as oportunidades de geração de renda, traçando estratégias na produção. Em breve deverá haver uma segunda edição do seminário.

O prefeito de Dona Inês, Antônio Justino, disse que o seminário foi muito importante “ Esse evento com os professores que são especialistas nos assuntos abordados tem como objetivo mostrar as diversas formas de desenvolvimento e possibilidades que a nossa cidade possui.”

No final do seminário o presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena se reuniu com o secretário de Cultura e Turismo de Dona Inês, Josenildo Fernandes, e em seguida  foi conhecer alguns atrativos de Dona Inês, como o Lajedo da Serra, a Comunidade Quilombola, o Restaurante da Célia e o Bar da Mata. “ Recebi o convite para visitar Dona Inês e fomos conhecer os atrativos para abrir as portas e trabalhar mais pelos municípios. Estamos trabalhando para fortalecer o turismo também nas pequenas cidades. De Cabedelo a Cajazeiras precisamos avançar cada vez mais” disse Ferdinando.