O restaurante Pontremoli, em Campos do Jordão, faz o Festival do Tartufo.
Apreciado por chefs do mundo todo, o tartufo, conhecido também como trufa, é um fungo comestível subterrâneo que cresce sob o solo. Encontrado em algumas regiões da Europa, sua colheita é uma tradição antiga e muito complexa, que requer conhecimentos específicos. Muitos produtores de trufas são especialistas que passam anos aperfeiçoando suas habilidades para garantir uma colheita bem-sucedida e de alta qualidade, o que torna a iguaria ainda mais interessante.
Na “alta cucina” as trufas são consideradas verdadeiros tesouros, pelo sabor e aroma únicos, além de muito intensos. O ingrediente é usado frequentemente para realçar e enriquecer menus sofisticados, ralados ou fatiados em finas lâminas, dando um toque final sobre pratos já preparados, como massas, risotos, saladas, purês e carnes grelhadas. A trufa também pode ser usada para aromatizar azeites, na preparação de molhos, embutidos, queijos e até mesmo em sobremesas, nestes casos a trufa branca, é responsável por dar um sabor especial em sorvetes e doces finos.
Existe até um Festival do Tartufo, que acontece em Campos do jornal, SP, no premiado restaurante Pontremoli. Este ano o evento acontece de 17 a 19 de agosto e tem o cardápio assinado pelos chefs Claudio Savitar, especialista na iguaria há mais de 30 anos, e Bernard Contipelli, proprietário do bistrô. “O tartufo é um ingrediente bastante distinto por sua raridade e dificuldade em ser colhido. Além disso, é muito sensível e perde rapidamente o aroma, por isso é melhor quando consumido fresco, como em nosso festival. Amantes de trufas do Brasil todo nos prestigiam para celebrar e preservar a tradição de um alimento tão peculiar”, comenta o chef Bernard. Se você for a Campos do Jordão nestes dias, nossa dica é conhecer os pratos do Festival do Tartufo. Para participar do jantar de 6 tempos, com 60 vagas disponíveis para cada dia do festival, é preciso efetuar a reserva no telefone (12) 99794-1213. O valor, por pessoa, é de 960 reais, mais 15% de taxa de serviço. As bebidas não estão inclusas.
O Restaurante Pontremoli e a Pousada Alto da Boa Vista oferecem uma excelente estrutura para os clientes e hóspedes. A pousada foi considerada a primeira ecologicamente sustentável do Brasil pela ONG Instituto Águas do Prata (IAP), que concedeu o selo IDES – Índice de Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável, e ganhadora do TripAdvisor Travellers’ Choice 2018 e 2020. Já o restaurante é considerado um dos melhores do Brasil, com avaliação 5 estrelas no Tripadvisor.
www.pousadaaltodaboavista.com.brInstagram: @pousada_altodaboavista







