Seis iniciativas já estão em andamento em São Vicente do Seridó, Baraúna, Nova Palmeira, Picuí e Pedra Lavrada
Uma das líderes em geração de energia limpa no país, a CTG Brasil chega à Paraíba um plano de desenvolvimento local e projetos sociais para cinco municípios: São Vicente do Seridó, Baraúna, Nova Palmeira, Picuí e Pedra Lavrada.O desembarque da empresa na região se dá para a construção do Complexo Eólico Serra da Palmeira, que atualmente se encontra em fase de liberação das licenças ambientais para construção. O novo empreendimento faz parte da ampliação de fontes renováveis que a empresa tem investido, visando estimular sua agenda de descarbonização e combate às mudanças climáticas.
A empresa está presente em 12 estados. Em 2022, a CTG Brasil investiu R$17,4 milhões em iniciativas sociais com recurso próprios e incentivados, alcançando 107 municípios e mais de 86 mil pessoas. “Cientes dos impactos sociais e ambientais, gerados pela implantação de empreendimentos de geração de energia da magnitude do complexo Serra da Palmeira e comprometidos com a mitigação desses impactos e com o compromisso da CTG Brasil de cuidado com as comunidades e relacionamento de longo prazo, essas ações estão totalmente alinhadas a nossa estratégia ESG e aos Objetivos Sustentáveis da ONU”, afirmou Ronan Max Prochnow, gerente de Sustentabilidade & ESG da CTG Brasil.
A CTG Brasil fez um diagnóstico socioeconômico nas cidades próximas à nova implantação na Paraíba e construiu um plano de investimento social no território, com algumas iniciativas que já estão em andamento nas áreas de educação, cultura, lazer, esporte e assistência a mulheres, crianças e idosos.Algumas parcerias na região já estão em andamento, como a do projeto Musicou, gerenciado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, que promove aulas de violão e instrumentos regionais para crianças em Picuí, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, São Vicente do Seridó e Baraúna, e atende diretamente 293 pessoas. Em parceria com o Instituto Futebol de Rua, TG Brasil promove atividades esportivas, de educação e desenvolvimento para crianças em vulnerabilidade social, sendo 50% das vagas destinadas às meninas. O projeto está em andamento em quatro cidades da Paraíba, e atende diretamente 320 crianças, impactando indiretamente 960 pessoas, considerando seus familiares. Os municípios contemplados são: Picuí, Nova Palmeira, Pedra Lavrada e São Vicente do Seridó.
Em parceria com a Secretaria de Educação de Pedra Lavrada, o Instituto Esporte e Educação apoiados pela CTG Brasil promove o treinamento de coordenadores, pedagogos e professores de escolas municipais para qualificá-los tecnicamente, visando melhorar a qualidade das aulas de educação física, cuidados com a saúde. Atualmente 45 educadores estão sendo atendidos pelo programa.
Em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, através de aporte no Fundo Municipal dos Direitos do Idoso de Picuí este projeto atende à 250 idosos, com atividades de assistência social, saúde, esporte e lazer. Uma van para transporte e assistência aos idosos foi adquirida com os recursos dessa parceria.
Através de Lei de Incentivo junto ao Fundo Municipal da Criança e Adolescente, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Picuí, acontece o acompanhamento coletivo e individual de crianças e adolescentes de 07 a 17 anos de idade, em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. São atendidas por equipes de Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, profissional de Educação Física, bem como, oficineiros de música e dança, 100 crianças e adolescentes com deficiência, oriundos do trabalho infantil ou, que vivenciam outras violações. Os beneficiados recebem uma bolsa mensal de R$ 50,00.







