“Caminho das Ararunas” passa por quatro municípios e suas belezas naturais
Será lançado neste sábado, 25, no município de Araruna, o passaporte da trilha de longa distância do Nordeste “Caminho das Ararunas”. O lançamento será às 19h no auditório da UEPB. Esta é a primeira trilha de longo curso do Nordeste, com 120 quilômetros, e passa por quatro municípios: Araruna, Tacima, Dona Inês e Riachão. A trilha vai proporcionar uma experiência inesquecível por lugares como matas e cachoeiras.
Quem fizer a trilha vai receber um passaporte com informações sobre pontos de apoio, primeiros socorros, marcações, dados dos caminhantes . As prefeituras das respectivas cidades, a agência do Sebrae Araruna e o Fórum de Turismo do Curimataú estão apoiando o projeto. O prefeito de Araruna, Vital Costa, está empolgado com o lançamento desse passaporte, mais uma ação para impulsionar, divulgar e promover o turismo em Araruna.
Araruna é famosa na Paraíba pela promoção de esportes de aventura. Possui o Parque Estadual da Pedra da Boca, Canions do Macapá, Serra Verde e Rampa de Voo Livre. A trilha de longa distância vem incrementar a vocação natural do município. O secretário de Turismo de Araruna, Edvaldo Costa, disse que Araruna vive um momento excepcional no turismo.
A trilha dos “Caminhos das Ararunas” tem oito trechos, que podem ser finalizados em dias seguidos, ou em dias separados, de maneira intercalada. Fica a critério dos participantes ir caminhando, correndo, de bicicleta ou a cavalo. Todo o percurso está registrado nos aplicativos eTrilhas e Wikiloc, cujo acesso não depende de internet, e demarcado com a sinalização padrão, nas cores amarelo e preto. Os trilheiros receberão o carimbo dos próprios moradores ou representantes de associações rurais, ficando registrada a conclusão de cada uma das etapas.
Ao concluir os Caminhos das Ararunas, o turista receberá um certificado. “A ideia é que os viajantes levem daqui uma lembrança, que pode ser guardada permanentemente como prova de uma experiência única. O projeto também ganha relevância porque cria um vínculo entre os aventureiros e os moradores das comunidades locais, estabelecendo um intercâmbio cultural e fomentando a economia dessas localidades”, afirmou o coordenador da trilha, Ricardo Câmara.
Uma equipe de jornalistas de turismo segue a convite da Prefeitura de Araruna para divulgar o evento. Eles cumprem roteiro de conhecimento que inclui visita ao Cânion da Serra Verde e Pedra da Macambira, dois importantes atrativos, visita ao Hotel Fazenda Nega Joana, passeio histórico e cultural, e o lançamento na UFPB A programação também inclui apresentações da Banda de Música 12 de Agosto e do Grupo de Projeções Folclóricas Araraunas, além de um coquetel para o público. Foto Marcos Pimentel
Instagram: @caminhosdasararunas







