Equipe chega à Paraíba para fazer as avaliações técnicas
O Engenho Corredor recebe nesta segunda-feira, 20, uma equipe coordenada pela arquiteta e urbanista Bruna Caldas Cordeiro, representante da empresa que venceu a licitação de serviço de pesquisa especializada de natureza técnico-científica, que inclui pesquisa histórica e documental, inventário de conhecimento e levantamento arquitetônico, para subsidiar a instrução técnica de tombamento do Engenho onde nasceu o escritor José Lins do Rêgo.
O Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na Paraíba, retomou as atividades para o processo de tombamento como Patrimônio Cultural Nacional do Engenho Corredor. Os proprietários do Engenho Corredor, Alba e Joaquim Soares, receberam a informação através de ofício enviado pelo Superintendente substituto do Iphan na Paraíba, Raglan Rodrigues Gondim.
O resultado da licitação do Iphan deu como vencedora a empresa RM Cultural Ltda., sediada em Belo Horizonte/MG, com a qual o Iphan firmou contrato que tem vigência iniciada em 10 de janeiro de 2023 e previsão de término em 8 de julho de 2023 Os serviços contratados incluem pesquisa bibliográfica, documental, cartorial e cartográfica, buscando informações históricas, geomorfológicas, fundiárias, entre outras; e realização de inventário, mapeamento de danos, levantamento geo referenciado da propriedade e análise de mérito, contemplando a caracterização arquitetônica, paisagística e estética. Esses estudos atendem as normas e procedimentos para os processos de tombamento de bens móveis e imóveis no âmbito do Iphan
Alba e Joaquim Soares, proprietários do Engenho Corredor, disseram ao Portal Mais Turismo e Cultural que as expectativas são muitas em relação a retomada do tombamento como Patrimônio Cultural Nacional. “ Esperamos que floresçam muitos projetos e opções para manter o nome do Engenho vivo, a história de Zé Lins e a nossa intenção é manter essa história viva e o Engenho Corredor de pé, restaurado, conhecido e reconhecido nacional e internacionalmente, e nos deixa muito alegres sermos os guardiões disso” afirmou Alba. (Texto: Rosa Aguiar Foto: Jornal A União Roberto Guedes)







