É a produção do Sítio São José, em Itapororoca
Você sabia que o cultivo do abacaxi é um dos que mais utiliza agrotóxicos? Dos seis utilizados nas plantações tradicionais, quatro estão classificados no nível II de periculosidade ambiental, ou seja, considerados muito perigosos ao meio ambiente. São o agritoato, carbomax, metrimex e orthocide.
Aqui na Paraíba, no município de Itapororoca, maior produtor de abacaxi do Estado, um sítio vem se destacando nacionalmente. É a produção orgânica de abacaxis do Sítio São José, que não leva absolutamente nada de produtos químicos para o cultivo. Eles não utilizam nenhum tipo de agrotóxico. O sítio, que tem 40 hectares e, destes, quatro dedicados ao cultivo do abacaxi orgânico, recebeu o certificado do IBD – Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural, que é a certificadora brasileira de produtos orgânicos com acreditação internacional.

As terras do sítio estão na família desde 1960, mas foi ideia do filho de seu Antônio Lopes, o Tobias, iniciar a produção de abacaxi orgânico. Ele afirma que foram necessárias muitas mudanças para a adequação, mas que está valendo a pena. E se engana quem pensa que o fruto é pequeno e feio: são abacaxis do tipo pérola, grandes e deliciosos.
O manejo biológico é o responsável pela qualidade do solo. No sítio é feita a compostagem de material orgânico e a produção de microrganismos para a nutrição da terra. “È muito bom saber que estamos produzindo um fruto e que estamos cuidando da saúde das pessoas, porque é saudável e feito da forma correta” afirma Tobias. A bromelina, enzima que está no abacaxi, atua melhorando a digestão e as bronquites.

O Sítio São José produz cerca de oito mil frutos por ano, mas a produção deverá aumentar. Uma parceria com a Embrapa está testando novas variedades de abacaxi. O sítio também produz melão orgânico e está se preparando para começar a receber visitantes que querem conhecer a plantação, a maneira de produção orgânica e, no final, degustar e levar para casa o fruto do cultivo saudável. Os abacaxis orgânicos estão sendo vendidos, em João Pessoa, nos supermercados Litoral, Latorre e Manaíra. No Recife tem no Tulasi Mercado Orgânico. A produção também vai para outros estados do país. Siga o sítio no Instagram @sitiosaojoseorganico (Rosa Aguiar)







