E traz a arte de três nomes de peso: Sergio Helle, Sérgio Azol e Marlene Almeida
Nesta sexta-feira, 16, será aberta ao público a exposição Floresta Branca, que vai trazer em destaque o trabalho de três grandes nomes das artes plásticas nacionais: Sergio Helle (Ceará), Sérgio Azol (Rio Grande do Norte) e Marlene Almeida (Paraíba). Cada um dos artistas estará com obras expostas no casarão da Av. Cabo Branco, n° 1630, celebrando histórias e sensibilidade, com simbologia e inspirações do Nordeste.
Na entrada da exposição os visitantes são levados a uma imersão no conceito da Floresta Branca, tradução da palavra tupi “Caatinga”, o único bioma exclusivamente brasileiro. O jardim traz três pórticos em taipa de pilão, um espelho d’água com fundo negro para refletir toda luminosidade do espaço (especialmente durante à noite), além de elementos em tons terrosos, como os tijolos vazados em cerâmica – uma referência aos cobogós, que permitem a entrada de luz e ventilação natural, recurso muito utilizado nas construções do Nordeste. E a tecnologia também se faz presente na instalação.
Durante o período da exposição, haverá a projeção mapeada em um ambiente customizado, trazendo imagens da terra, da fauna, da flora, referências culturais, além dos sons da natureza, permitindo uma experiência sensorial imersiva.Essa instalação artística foi criada pela paisagista Michelle Peyroton, que, inspirada na Caatinga, chama atenção sobre práticas sustentáveis. “Essa é uma reflexão sobre temas fundamentais para o futuro: processos construtivos inteligentes, valorização social, cultura, história, bioarquitetura, bioconstrução, entre outros”, explica Peyroton.

SERVIÇO – EXPOSIÇÃO FLORESTA BRANCA
Período: de 16 de dezembro a 26 de fevereiro
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 16 às 21 horas (segunda fecha para manutenção)
Endereço: Avenida Cabo Branco, 1630
Entrada: Gratuita
Artistas principais em exposição: Sérgio Helle, Sérgio Azol e Marlene Almeida
Informações sobre programação: www.florestabranca.com.br







