
É o “Letras Vivas”, uma programação diversificada em torno do lançamento de livros. O Centro é um espaço do Tribunal de Contas da Paraíba dedicado a cultura, que possui o auditório Celso Furtado, Salão de Exposições Lynaldo Cavalcanti; a Escola de Contas Otacílio Silveira e a biblioteca Otávio de Sá Leitão. O portal conversou com o diretor do CCAS, Flávio Satyro Filho, para saber mais informações sobre o projeto.
– Como será o projeto “Letras Vivas”, do Centro Cultural Ariano Suassuna ?
– É um projeto voltado a lançar livros, de autores paraibanos e não paraibanos também. Faremos uma programação conjunta, com apresentação artística e exposição. O CCAS tem a missão de colaborar com a cultura paraibana e, ao mesmo tempo, aproximar a sociedade do Tribunal de Contas. A primeira edição do projeto “Letras Vivas” será na próxima quarta-feira, 10 de agosto, às 17h, e terá o lançamento do livro “A Casa das Letras” do jornalista Abelardo Jurema, visitação e apresentação da exposição de telas de Carlos Aquino e uma performance poética de Sander Lee. A apresentação do livro será feita pelo presidente da Academia Paraibana de Letras, Severino Ramalho Leite.

– Como vocês enfrentaram a pandemia ?
– O Centro Cultural Ariano Suassuna tem desenvolvido um importante trabalho, desde a sua criação, no final de 2014. Até 2019 tínhamos uma média de 116 eventos anuais, entre próprios e de terceiros. A Orquestra Sinfônica Municipal fazia apresentações no espaço, sempre com uma programação paralela, que agregava valor. Recentemente eles foram para o Centro Cultural São Francisco, tendo em vista a ideia da prefeitura de movimentar o Centro Histórico. Durante a pandemia, o Centro Cultural reinventou suas atividades, criando o projeto “Quarentena Cultural”, que reuniu músicos, artistas, poetas e escritores de todo o Brasil através da produção de vídeos amadores, com duração de até 4 minutos cada um, mostrando performances gravadas pelos próprios protagonistas. Foram mais de 500 vídeos produzidos e disseminados nas redes sociais. Eles podem ser visualizados no Instagram do CCAS @centroculturalariano
– O CCAS já está voltando com todas as suas atividades ?
– Entre os projetos permanentes do Centro Cultural Ariano Suassuna estão retornando, gradativamente, o TCE Escola e Cidadania, que reúne alunos das redes públicas e privada de ensino, colaborando com a formação pedagógica dessas crianças através de palestras presenciais temáticas, e sobre o que é o TCE-PB. Outro projeto é o Sarau Poemas e Cantos da Cidade, realizado pelo CCAS em parceria com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba, sempre na última quinta-feira de cada mês. A banda de Música da Cidade de João Pessoa e a Big Band 5 de agosto também fazem apresentações. O Centro reúne muitas atividades culturais e é muito dinâmico.







