Trabalho inédito é assinado pelo especialista Maurício Carneiro

A Adega do Tercino, localizada no município de Areia, no brejo paraibano, está comemorando 60 anos de fundação. Nascida como Bar do Tercino, atualmente é um dos templos da cachaça na Paraíba. O proprietário, Edilson Diniz, é um dos maiores colecionadores do destilado nacional, com cerca de dois mil rótulos. A Adega se transformou em ponto turístico de Areia, com muita gente interessada em ver a coleção de cachaças, organizadas em vitrines. O ambiente foi inspirado na bodega do pai, Tercino, que depois se transformou num bar.
Para comemorar a data, a Adega está lançando uma novidade: nesta sexta-feira, 3, os frequentadores vão encontrar uma Carta de Cachaças e o Menu de Harmonização. “Decidi fazer uma Carta de Cachaças depois do curso de Sommelier de Cachaça que fiz durante o evento Areia Mostra Cachaça. E convidei os especialistas Nelson Duarte, que fez a introdução, e Maurício Carneiro. Foi feito um trabalho incrível”, diz Edilson.
Assim como uma carta de vinho, uma carta de cachaças é uma seleção de marcas escolhidas por um profissional com grande repertório sobre a bebida e que esteja familiarizado com a identidade e proposta gastronômica da casa. Para este trabalho da Carta de Cachaças uma das exigências da Adega era priorizar as cachaças da região de Areia e que fazem parte da Associação dos Produtores, APCA. “A Paraíba tem excelentes marcas de cachaças mas meu objetivo foi valorizar a capital paraibana da cachaça”.

O Menu de Harmonização indica quais cachaças harmonizam com os petiscos e pratos oferecidos pela casa. O responsável pela Carta e pelo Menu foi o especialista em cachaças Maurício Carneiro. “Eu coloquei na Carta as cachaças, a graduação delas, e uma informação peculiar de cada uma, sempre de forma lúdica e alegre. Para cada prato sugerimos quatro ou cinco cachaças para harmonizar, levando em consideração o tipo de proteína, os temperos, especiarias e forma de preparo”
Ainda segundo o especialista Maurício Carneiro, a harmonização pode ser feita por similaridade, doce com doce, amadeirados com defumados, ou contraste, doce com salgado, doce com ácido, etc. “E foi provando as cachaças e os pratos que fomos formando os casais, alguns por afinidade, outros por estranhamento” diz.
Maurício Carneiro destaca a iniciativa: “ É muito importante que as pessoas saibam harmonizar a cachaça com alimentos e tirar o melhor proveito de ambos. A Adega dá um exemplo ao lançar a Carta e o Menu que valorizam a cachaça e também o excelente trabalho de todos em Areia” (rosaaguiar)







