E aposta em conservação e experiências autênticas para promover o país
O Brasil está abrindo uma nova janela para o mundo por meio do turismo de natureza. A Embratur, em parceria com o Instituto Semeia, lança nesta quarta-feira, 5, durante a WTM Londres 2025, a plataforma Natural Parks, um portal global dedicado à promoção de parques brasileiros como destinos de turismo sustentável, vivencial e transformador.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a iniciativa pretende posicionar o país como referência internacional em ecoturismo e reforça a importância da conservação ambiental associada ao desenvolvimento econômico e cultural das comunidades locais.
“As pessoas querem viajar com sentido e viver algo que toque de verdade. O Brasil tem esse poder de emocionar, acolher, e transformar. Nossos parques são mais que paisagens lindas. Eles guardam histórias, culturas e modos de vida de quem vive da terra. Com essa iniciativa, colocamos esses territórios no centro da nossa estratégia internacional, mostrando que é possível conservar a natureza, gerar renda, criar oportunidades e encantar o turista. É esse Brasil que queremos revelar ao mundo”, afirma Freixo.
Roteiros – O portal apresenta sete roteiros que combinam biodiversidade, cultura e atividades ao ar livre. Os dois primeiros — Parques da Rota das Emoções e Parques da Amazônia Central — são os pioneiros do projeto. Os itinerários foram definidos com base em critérios técnicos, como conectividade, estrutura de atendimento e disponibilidade de informações turísticas, garantindo uma experiência acessível e completa.
O primeiro trajeto, Parques da Rota das Emoções, percorre os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, conectando natureza e cultura em cenários emblemáticos do Nordeste. O roteiro inclui o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e o Parque Nacional de Jericoacoara, reconhecidos pela UNESCO como patrimônios naturais e pela integração entre comunidades e meio ambiente.
O segundo itinerário, Parques da Amazônia Central, abrange o Parque Nacional de Anavilhanas, o Parque Nacional do Jaú, a Reserva Florestal Adolpho Ducke e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá. Localizados no estado do Amazonas, esses destinos proporcionam experiências como navegações por arquipélagos fluviais, estadias em ecolodges, trilhas por igarapés e vivências culturais com comunidades indígenas e ribeirinhas.
Em breve, outros cinco roteiros serão adicionados, representando todas as regiões do país — do Cerrado aos cânions do Sul, das montanhas do Espírito Santo às trilhas ancestrais dos povos originários —, compondo um mosaico da diversidade natural e cultural brasileira.
A proposta marca uma nova etapa na promoção global do turismo de natureza, oferecendo ao público internacional vivências com propósito, impacto positivo e conexão real com o território.
Parceria
O portal Natural Parks é resultado de uma parceria entre a Embratur e o Instituto Semeia, organização filantrópica e sem fins lucrativos que atua no fortalecimento do desenvolvimento sustentável de parques e unidades de conservação. A colaboração une conservação ambiental, fortalecimento de economias locais e valorização de saberes tradicionais.
“Somamos hoje cerca de 16 milhões de visitas a parques nacionais e estaduais, mas podemos chegar, de forma sustentável, até 56 milhões de visitas ao ano. O turismo em parques proporciona experiências únicas, bem-estar, além de gerar emprego, renda e conservação ambiental nesses territórios. Fortalecer a visitação dos nossos parques para turistas estrangeiros é uma forma de posicionar o Brasil como potência global para o ecoturismo e apresentar ao mundo o nosso povo e a nossa natureza”, afirma Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia.







