Na programação, palestras de pesquisadores e visitas a lugares históricos

Começa nesta sexta-feira, 26, o V Encontro Borborema Cangaço, na cidade de  Monteiro, no cariri paraibano. O objetivo é reunir os amantes da memória sertaneja num ambiente de debates, palestras e apresentações culturais preservando assim a história ,num dos períodos mais intrigantes na região, durante o cangaço.

O presidente do Conselho Cristino Pimentel do Borborema Cangaço, professor Julierme Wanderley  disse que “ é com grande alegria e sentimento de responsabilidade história que convido todos os amantes da cultura nordestina, pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral para participarem do V Encontro Borborema Cangaço.”

O evento propõe reflexão e celebração junto com pesquisadores renomados, estudiosos, artistas e descendentes dos personagens que marcaram a história será palco de um dos mais importantes eventos culturais do Nordeste: o V Encontro Borborema Cangaço, que acontece entre os dias 26 e 28 de setembro de 2025. O evento reunirá pesquisadores, escritores, artistas e amantes da história sertaneja para três dias de palestras, apresentações, lançamentos de livros e visitas a locais históricos ligados ao universo do cangaço.

A programação terá início na sexta-feira, 26, com abertura solene, apresentações culturais e palestra do pesquisador Aderbal Nogueira, Thúlio Fontenele Cruz, bisneto de Augusto Santa Cruz e escritor Bismarck Martins e cordelista e escritor Gutemberg Pereira de Farias, poeta Marco di Aurélio e historiador Júnior Almeida, no auditório da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).  Também haverá  lançamentos de livros. as.

No sábado, 27, acontece uma visita guiada a Fazenda Areal, residência oficial de Augusto Santa Cruz, promotor e chefe político em Monteiro que protagonizou episódios de confronto com o governo estadual com uma tropa de liderados  de cerca de 400 homens. Tem ainda palestra da neta de Dr. Augusto Santa Cruz,  Verônica Santa Cruz, palestra com o escritor Eucliques José de Almeida Jr e, em seguida,  visita ao tradicional Beco da Poesia, espaço de expressão da cultura popular monteirense.

No domingo, 28, os participantes seguem para a cidade de Prata, onde está o túmulo de Clementino José Furtado, o “Quelé”, personagem que fez parte da história do cangaço como sargento.

A presidente da Comissão organizadora do Encontro, Ana Angélica da Costa ressaltou que  “este evento é uma oportunidade para celebrarmos a memória, a cultura e a história nordestina. Ao longo de três dias reuniremos pesquisadores, escritores, artistas, para troca de saberes, experiências e afetos”

O V Encontro Borborema Cangaço tem co-realização da secretaria de cultura da Prefeitura de Monteiro, Casa dos Poetas do Cariri, Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço e UEPB. Apoio do Instituto Histórico e Geográfico do Cariry, IHG de Serra Branca, IHG de Gurjão, IHG da Borborema e Podcast Nordestino. Confira mais informações e inscrições no endereço eletrônico do evento em https://sites.google.com/view/borboremacangacomonteirotps://sites.google.com/view/borboremacangacomonteiro