Close Menu
  • Mundo
  • Turismo
  • Cultura
  • Gastronomia
  • Entrevistas
  • Coluna Rosa Aguiar
  • Blog de viagem
Facebook X (Twitter) Instagram
Mais Turismo e Cultura
  • Mundo
  • Turismo
  • Cultura
  • Gastronomia
  • Entrevistas
  • Coluna Rosa Aguiar
  • Blog de viagem
Mais Turismo e Cultura
Home»Cultura»Casa MGA abre as portas para a cultura da Paraíba
Cultura

Casa MGA abre as portas para a cultura da Paraíba

13 de setembro de 2025Atualizado:13 de setembro de 20253 minutos de leitura
Compartilhar WhatsApp Facebook Twitter Threads LinkedIn Telegram Copy Link Email
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Telegram Email Copy Link

Exposição “Origem criativa: o artesanato genuíno paraibano” está aberta ao público

Uma casa no bairro do Cabo Branco, em frente ao mar, é o mais novo espaço para promover a paraibanidade. Ao entrar no primeiro evento da recém aberta Casa MGA, o foco foi o artesanato assinado da Paraíba com peças encantadoras como os Galos de Joca, os pássaros de Sérgio Teófilo, as luminárias de Teresa Júlio, cerâmicas de Chico Ferreira, vestidos de renda renascença. Destaque para uma mesa posta com louça de barro adornadas com panos rendados, mostrando que o regional tem o seu valor e pode ficar muito sofisticado, e a cadeira feita de colheres de pau, em homenagem a feira de Campina Grande, assinada por Sérgio Matos.

A exposição “Origem criativa: o artesanato genuíno paraibano” ornou todos os ambientes da casa, com peças também dos artesãos Lourdes Souza, Lola Pinto, Geo Oliveira, Maria José, Bento de Sumé, Maria Pinto de Almeida, Mulheres de Pitimbu, Rendas do Cariri e Mariene Leopoldino. Estão participando artesãos de diversas regiões da Paraíba, e o que é melhor: todas as peças expostas estão disponíveis para venda. A Casa MGA é um espaço para visitação dos paraibanos e também dos turistas que terão acesso a cultura do estado não só no artesanato, mas em outras ações que estão sendo planejadas.

A Casa MGA faz parte do  projeto Paraibanamente, da construtora MGA voltado para o fomento e valorização da cultura paraibana. Começou em 2024 e, nessa nova fase, vai promover na Casa MGA o artesanato, os artistas plásticos e artesãos que transformam o talento em patrimônio cultural. . “Esse será um espaço de vivência para celebrar nossas raízes. É feito para o paraibano e também para turistas, para que possam conhecer mais da nossa terra”, disse a diretora comercial da MGA, Christina Santiago.

O evento de inauguração contou com a presença de artistas, produtores culturais, arquitetos e jornalistas que puderam conferir, em primeira mão, as obras que retratam algumas das tipologias do artesanato da Paraíba. Presença da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do estado, Rosália Lucas, Marianne Góes,  diretora do Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato (Labin), Fábio Morais, diretor do Museu de Artesanato Paraibano.

A Casa MGA foi uma residência familiar construída nos anos 80, inicialmente para ser local de veraneio, o imóvel depois virou moradia e ponto para encontros de amigos e artistas da cidade. A antiga moradora, a designer Renata Gadelha, celebrou o projeto, que marca um novo momento do lugar. “Vivemos aqui tantos momentos felizes e ficamos gratos em ver que a MGA fez esse espaço para falar da cultura paraibana, deixando um legado”.

Serviço: Casa MGA – Avenida Cabo Branco, 4.390.

Aberta a visitação de segunda a sábado, das 14h às 19h.

Informações: (83) 3226-3363.

Compartilhar. WhatsApp Twitter Facebook Telegram Threads Copy Link

Relacionados

Uçá Rooftop recebe Guest Jampa com seis coquetéis

12 de maio de 2026

Presidente do Fórum de Turismo do Curimataú apresenta Caminho das Ararunas, no Salão Nacional do Turismo

12 de maio de 2026

Conhece o Sea Rooftop? Uma das mais belas paisagens de JP

11 de maio de 2026
Interessante

Uçá Rooftop recebe Guest Jampa com seis coquetéis

12 de maio de 2026

Presidente do Fórum de Turismo do Curimataú apresenta Caminho das Ararunas, no Salão Nacional do Turismo

12 de maio de 2026

Conhece o Sea Rooftop? Uma das mais belas paisagens de JP

11 de maio de 2026
imagem
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram Threads RSS
  • Mundo
  • Turismo
  • Cultura
  • Gastronomia
  • Entrevistas
  • Coluna Rosa Aguiar
  • Blog de viagem
© 2026 Mais Turismo e Cultura. Designed by NIBWOZ.

Digite o que deseja pesquisar acima e tecle Enter para procurar. Ou Esc para cancelar a pesquisa.