Associação de Mulheres Empreendedoras de Picuí leva o 1º lugar

O Engenho Triunfo anunciou os vencedores da segunda edição do Prêmio Engenho Triunfo – “Empreender é Compartilhar”. A premiação, criada para incentivar o empreendedorismo e fortalecer iniciativas da Paraiba e de Pernambuco, distribui um total de 10 mil reais entre projetos que geram impacto positivo na comunidade.

Numa live no perfil do Instagram do Engenho Triunfo, Maria Júlia Baracho, empresária e diretora executiva da Triunfo,  motivou os participantes inscritos, apontando que todos têm uma trajetória linda e ficou difícil escolher. Ela também dedicou a segunda edição à família, colaboradores e visitantes do Engenho Triunfo.

O primeiro lugar, com o prêmio de cinco mil reais, foi para a Associação de Mulheres Empreendedoras de Picuí. Um grupo de 25 mulheres que se dedica à produção de bolos e doces. Segundo a participante que representa o grupo, o recurso será essencial para a compra de materiais, o aumento das vendas e o fortalecimento da autonomia e da confiança dessas mulheres. A iniciativa reconhece o poder da união feminina no empreendedorismo e incentiva a independência financeira. O prêmio foi entregue à Adriana Mahomed, do Sítio Passagem, agricultora e tesoureira da Associação. “Com esse prêmio, vamos comprar mais insumos e aumentar nossa produção para vender mais”.

Em segundo lugar ficou Maria Alice Ribeiro Rocha, do Pelejas Culturais, de Recife, Pernambuco.  Ela foi contemplada com a premiação de três mil reais e pretende investir na agência de turismo criativo que a microempreendedora tem. “Estou aqui emocionada com esse reconhecimento. Principalmente vindo de Maria Júlia , uma mulher que valoriza a economia criativa e que tenho como inspiração”, revelou Maria Alice.

O terceiro lugar, com um prêmio de dois mil reais, foi concedido a Edvaldo de Souza Silva, um talentoso fotógrafo que mantém um perfil no Instagram onde, diariamente, compartilha imagens de Areia. Com esse valor, ele poderá investir em uma nova lente e aprimorar ainda mais seu trabalho de divulgação da cidade. ” Estava em casa acompanhando a live, quando ouvi meu nome, gritei. Essa foi a melhor notícia do meu dia”. vibrou Edvaldo.

 A escolha do dia 10 de março para o anúncio dos vencedores tem um significado especial. Há exatamente um ano, um incêndio atingiu um dos galpões do Engenho Triunfo. Com união e determinação, a família Triunfo, junto a amigos, colaboradores e visitantes, superou os desafios e ressignificou a perda, transformando o episódio em um símbolo de resistência e reconstrução.

O Engenho Triunfo, há 31 anos, segue como referência em turismo sustentável e produção artesanal de cachaça em Areia, Paraíba. Fundado pelo visionário Antônio Augusto Baracho, o engenho cresceu com o esforço da família, sempre em busca de aprimorar produtos e serviços, fortalecendo o turismo local e incentivando o desenvolvimento da comunidade.

“Cada um dos premiados tem uma história inspiradora de dedicação e vontade de crescer. Nosso desejo é que esse valor sirva de impulso para que seus negócios prosperem e que eles sintam que não estão sozinhos nessa caminhada. Acreditamos que empreender é compartilhar, e ver o impacto que essa premiação pode gerar na vida dessas pessoas nos enche de alegria e motivação para continuar fortalecendo nossa comunidade.”