Objetivo é investir na qualidade da Rota do Café

Você sabia que Areia produz café? Uma das marcas que já está produzindo é a ‘Grãos da Parahyba’ produzida pela Universidade Federal da Paraíba na variedade Coffea arabica, e já vendida na região. E não é a única. Vários produtores estão produzindo café de qualidade para tornar Areia uma rota turística do produto como já é da cachaça com seus famosos engenhos.

O município já foi grande produtor de café há mais de cem anos e agora o projeto é atrelar a produção gourmet – pequena porém sofisticada, ao turismo. E nos dias 9 e 10 de abril o município vai sediar o I Encontro de Cafeicultura do Brejo Paraibano, evento que vai reunir pequenos produtores, especialistas e entusiastas do café na região. A iniciativa é da Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (Atura), Sebrae-PB, Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) e Embrapa, com apoio da UFPB, do deputado Eduardo Carneiro, Faepa/Senar-PB e Sebrae-PB.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) será a sede do evento, reforçando seu papel na difusão de conhecimento e inovação na cafeicultura regional. A Atura garantiu os recursos para o evento através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Carneiro para incentivar a produção de café gourmet no brejo paraibano.

O evento reforça a crescente importância da produção de café no brejo paraibano, que se destaca como uma atividade econômica e cultural com grande potencial. A cafeicultura local tem sido vista não apenas como uma oportunidade para geração de renda, mas também como um atrativo para o turismo rural e gastronômico. A Atura foi pioneira ao propor e implementar, em 2022, a Rota do Café, um projeto que integra produtores e empreendimentos turísticos, fortalecendo a identidade do café regional.

Importância da capacitação – Com o objetivo de capacitar os pequenos produtores da região, o encontro oferecerá palestras e discussões sobre boas práticas para a produção de café de qualidade, abordando desde o cultivo até a comercialização do produto. Entre os especialistas confirmados, destaca-se o professor Guilherme Podestá, do Centro de Ciências Agrárias da UFPB, e o professor Leonaldo Alves de Andrade, presidente da Atura e autor do projeto de incentivo à produção de café gourmet e da criação da Rota do Café.

O evento também contará com palestrantes de vários estados do país, especialistas na produção de café gourmet, que trarão experiências e conhecimentos sobre técnicas avançadas de cultivo, beneficiamento e comercialização do produto, ampliando o intercâmbio de informações entre os produtores locais e profissionais de referência no setor.

As inscrições para o evento serão disponibilizadas em breve. Para Leonaldo Andrade, presidente da Atura , sediar o Primeiro Encontro de Cafeicultura do Brejo da Paraíba em Areia representa um marco significativo nesse processo de revitalização, consolidando o município como um polo de produção e turismo cafeeiro, além de incentivar a economia local e preservar a rica história cultural da região.