História, tradição e identidade marcam a cidade
As vilas medievais de Portugal são apaixonantes e dá pra visitar sem grande esforço. Uma delas é Óbidos, há apenas 88 quilômetros de Lisboa, no distrito de Leiria. Coladinha em Caldas da Rainha, dá pra pegar o ônibus de Lisboa para lá, descer e pegar outro bem rapidinho para seguir para Óbitos de maneira barata e rápida.
Ruelas lindas, casinhas brancas, arquitetura medieval, lojas charmosas, cafés, a ginginha, o licor tradicional de cereja, vendido nas ruas, essa é a atmosfera de Óbidos e o importante é passear sem pressa e degustar tudo.
Um dos pontos turísticos mais famosos de Óbidos – palavra que significa cidadela, é o Castelo Medieval que está incluído entre as sete maravilhas de Portugal. É tão antigo que foi reconquistado em 1.148 por reis portugueses. Junto com a muralha é um dos mais preservados da arquitetura antiga de Portugal.
Uma curiosidade é que vila de Óbidos era parte do dote de várias rainhas. Na metade do século 15 se casaram na igreja da vila os reis primos Afonso V e Isabel, quando tinham entre 8 e 10 anos de idade.
A porta da Vila é uma entrada e é incrível. Sempre tem um artista cantando ou tocando algo antigo. A cidade é bastante movimentada durante todo o ano por turistas, e tem uma programação de eventos importantes e renomados, como a Feira Medieval, O Festival do Chocolate, Semana Internacional de Piano de Óbidos, o Festival Literário Internacional e a Vila Natal. Programar estar lá num desses eventos é ainda mais especial.




Uma outra atração é a livraria que é na antiga e linda Igreja de Santiago. Livros em toda a parte e até no altar. Olhe pela janela e veja a vista. A Praça de Santa Maria tem um pelourinho e a Igreja do mesmo nome.


As lojinhas vendem todos os tipos de produtos, geralmente artesanais: muita roupa de linho, bordados, itens de alimentação como defumados, queijos e as famosas sardinhas e bacalhaus em latas que parecem um presente, de tão lindas. Entre os acessórios de adorno destaque para a famosa loja de brincos e pulseiras em filigrana, uma técnica ancestral manual que utiliza fios de ouro ou prata para criar jóias impressionantes.(RosaAguiar)







