Embratur e Sebrae intensificam presença na Inglaterra

O Brasil se apresenta na WTM Londres, a partir desta segunda-feira,3 de novembro, com uma série de ações e estande renovado. A Embratur, em parceria com o Sebrae, marca presença, até quinta, 6, na feira internacional de turismo B2B World Travel Market (WTM), na capital inglesa, ao lado de 54 coexpositores. O novo espaço foi pensado para fortalecer a promoção internacional do país, expressando a essência da brasilidade por meio do design, da experiência e da hospitalidade oferecidos aos participantes do evento interessados no Brasil.

O estande brasileiro posiciona o país como um anfitrião de excelência, preparado para receber viajantes do mundo todo com criatividade, diversidade e riqueza cultural estimulando a procura pelo Brasil durante a WTM e fomentando encontros, reuniões e negócios entre os coexpositores e os demais presentes. Para se ter uma ideia do potencial, em 2024, o evento recebeu mais de 46,3 mil profissionais de 184 países. Com 5 mil compradores internacionais, mais de 29 mil reuniões foram agendadas.

No novo estande, os visitantes serão convidados a vivenciarem um pouco da alma brasileira, com experiências interativas, degustações de pratos típicos e caipirinhas, e apresentações que possibilitam colocar o país na prateleira de negócios do turismo com alta qualidade. Convidativo, o espaço chama os presentes a descobrirem o jeito autêntico, caloroso e vibrante de ser brasileiro ostentando destinos que representam a pluralidade do país, como Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, além de localidades como Bonito (MS), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Niterói (RJ), Salvador (BA), São Sebastião (SP), Pantanal, e Rota das Emoções.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o bom momento do turismo internacional no Brasil é mais um incentivo para a renovação. “Nossa presença na WTM Londres, com este estande renovado, é a materialização da nossa estratégia: mostrar um Brasil autêntico, moderno e pronto para o mundo. Nosso objetivo é claro: fortalecer parcerias, gerar negócios e mostrar que, além das belezas naturais únicas, o Brasil oferece uma experiência turística autêntica, calorosa e inesquecível. Os outros países estão vindo ao Brasil e isso significa nossa economia ficando mais forte e mais emprego e renda nos nossos destinos”, afirmou.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a importância de marcar presença na WTM para os pequenos negócios. “O Brasil é único. Só o Brasil tem seis biomas. E cada lugar que se vai é surpreendente. Não tenho dúvidas de que o povo brasileiro é um dos mais criativos do mundo. Tenho percorrido o país e vejo o quanto temos de riqueza humana, que se traduz na cultura e na arte. Os pequenos negócios sabem disso e os aspectos culturais e o modo de ser vem sendo um dos elementos estratégicos dos pequenos negócios, que representam mais de 95% do setor do turismo”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Soft Power

Outra importante ação da Embratur na WTM Londres é o lançamento da nova campanha internacional “Brasil. It’s a vibe. Come experience it.”. A campanha é um chamado para sentir a brasilidade a partir da cultura brasileira, em suas diferentes manifestações.

Parceria com a Netflix

Durante o evento, a Embratur e a gigante do streaming Netflix lançam, juntas, um guia turístico baseado em séries e filmes nacionais disponíveis na plataforma e que tiveram bom engajamento. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Agência e a empresa de tecnologia assinado em maio deste ano, durante a Rio2C.

Inspirada em experiências internacionais bem-sucedidas da Netflix em países como França e Espanha, a iniciativa prevê, ainda, um vídeo promocional que associa o potencial turístico do Brasil a produções que já conquistaram o público global.

Pantanal e Amazônia no Feel Brasil

Durante a feira internacional, a Embratur também fará ativações do Feel Brasil. As ações apresentarão aos visitantes do estande do país a grandiosidade da Amazônia e do Pantanal, biomas reconhecidos como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.