SH Vega é navio de expedições exclusivas

O navio de cruzeiros de luxo SH Vega, da empresa Swan Hellenic, atraca nesta quarta, 29, no Porto de Cabedelo, trazendo 280 turistas e tripulantes europeus que passam o dia em João Pessoa e Cabedelo conhecendo os pontos turísticos locais. A embarcação é especializada em expedições com rotas exclusivas.

A vinda do navio é resultado de uma articulação feita pelo Governo do Estado através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde). O avanço no projeto foi consolidado após uma reunião entre o governo paraibano e executivos da Swan Hellenic, que conheceu as potencialidades turísticas e a infraestrutura do estado. 

A visita dos representantes da empresa aconteceu em fevereiro deste ano.

A finalização dos acordos aconteceu durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, em Portugal, na Missão Paraíba-Lisboa.

A secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, disse que “ o governo está trabalhando para posicionar a Paraíba como um destino marítimo no Brasil. A Swan Hellenic é uma das principais empresas do segmento e essa parceria pode abrir portas para outras operadoras. Queremos que os turistas desembarquem aqui, explorem nosso estado e voltem no futuro”, afirmou. 

Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), disse que o turismo sustentável também é um forte apelo desta nova modalidade turística na Paraíba. “A empresa Swan Hellenic também investe no turismo ecológico e ambientalmente sustentável e isso foi um dos pontos muito conversado entre nós, desde o início das negociações”, destacou.

O governo anunciou investimentos na ordem de R$ 91 milhões que estão sendo usados na reestruturação do porto de Cabedelo para atender navios de grande porte.  Fizeram parte das tratativas que resultaram na chegada do cruzeiro de luxo à Paraíba Patrizia Zito, consultora dos cruzeiros Swan Hellenic; Haenel Farias, secretário de Turismo de Cabedelo; Marcílio Henrique, gerente de Marketing da Secretaria de Turismo de Cabedelo; Ivelly Medeiros, gerente operacional da Docas PB; Ronaldo Miranda, capitão dos Portos da Marinha do Brasil; Paulo Sérgio Costa, inspetor da Receita Federal; Huglies Lamy, diretor operacional do Swan Hellenic; Luciano Oliveira, diretor da Ship Agency; e Christiane Teixeira, gestora da Luck Receptivo.