Iniciativa representa um marco na promoção turística integrada
Diversos em praias, gastronomia, história, música e culturas que condensam o melhor do Brasil, com originalidade e força para competir com os destinos mais procurados do mundo, os nove estados do Nordeste lançaram a Marca Nordeste. O objetivo é apresentar a região como um destino turístico integrado para projeção internacional.
O lançamento aconteceu no estande da Embratur, na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, na Argentina. Com a participação de todos os estados da região, a proposta da marca é romper com a lógica da promoção isolada e consolidar um bloco turístico forte, com identidade própria, preparado para atrair ainda mais visitantes estrangeiros.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da criação de uma identidade unificada para o turismo na região Nordeste durante o lançamento da nova marca. “Como é importante ter a marca Nordeste. O Nordeste é uma das regiões mais encantadoras que o Brasil tem. É uma cultura muito forte, uma natureza muito forte, uma gastronomia e economia muito diversas. Por isso, é muito necessário que se trabalhe enquanto um produto, enquanto uma região, para se tornar mais competitivo em termos internacionais”, afirmou.
Para o presidente da Embratur, o lançamento da marca é apenas o começo de um trabalho mais amplo. “Na verdade, é o primeiro passo. É para que daqui para frente a gente possa pensar em políticas públicas que tragam o mundo para conhecer o Nordeste. Isso significa todo mundo trabalhando junto para que uma região inteira cresça, gere emprego, gere renda e gere felicidade”, ressaltou.
Representando o Consórcio Nordeste em Buenos Aires, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, defendeu a união entre os povos como resposta à polarização global. “Nossa região hoje é sinônimo de energia limpa e renovável, agricultura familiar forte e inovadora, logística eficiente e posição geográfica estratégica. Só nos últimos três anos, o Nordeste mais que dobrou o número de chegadas internacionais. O que o Nordeste entrega não é só viagem, é experiência, é conexão, é memória para a vida toda. E para mostrar tudo isso ao mundo, a gente precisava de algo à altura”, concluiu Dantas.
Em 2024, Embratur e Consórcio Nordeste assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para impulsionar o turismo internacional na região. O plano de trabalho conjunto, voltado para promoção dos destinos, atração de visitantes e investimentos, incluiu ações de marketing, roadshows na Europa e outras estratégias de promoção turística para fortalecer a competitividade da região como destino turístico único, beneficiando os nove estados nordestinos.
Coordenadora da Câmara Temática de Turismo do Consórcio e secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga fala da marca como “um sonho antigo”. “Esse será um momento muito importante onde reuniremos operadores estratégicos, companhias aéreas e o público interessado em vivenciar um pouco da nossa gastronomia, cultura e história, além de compreender a estrutura do projeto e o conceito da marca. É um sonho antigo que, nesta gestão, virará realidade”, destacou.