Projeto foi aprovado no edital Caminhos dos Engenhos do Governo do Estado

O Engenho Triunfo, um dos principais destinos turísticos de Areia, no Brejo paraibano, vai abrigar o Memorial da Solidariedade, um espaço fotográfico e audiovisual que resgatará a história do incêndio que atingiu a estrutura do local. A proposta, no entanto, é olhar para a tragédia sob um ângulo positivo: o da empatia e da união.“Dói muito, mas eu sei que tenho que contar essa história”, disse uma das idealizadoras do memorial, a diretora executiva do Engenho Triunfo,  Maria Júlia Baracho.

O espaço vai reunir vídeos e fotos impactantes, incluindo registros de pessoas ajudando durante o momento mais difícil e imagens de devoção a Nossa Senhora, entregues por visitantes e moradores. “É um memorial que mostra que, diante das catástrofes, a essência da humanidade vem à tona e essa essência é a solidariedade”, reforçou Maria Júlia Baracho.

Entre os itens que vão estar expostos, estão  a única máquina que resistiu ao fogo, já que  todas as outras derreteram e garrafas de cachaça que, inexplicavelmente, permaneceram intactas. “Eu ainda me emociono ao falar disso. É difícil. Mas é preciso mostrar que nas tragédias, até mesmo os “divergentes” ficaram a favor e nos deram as mãos.”

O projeto recebeu incentivo por meio do edital público do ICMS Caminhos dos Engenhos, do Governo do Estado da Paraíba, para criação do memorial e para realizar o evento “Cachaça também é cultura: um brinde à vida”, além da ampliação da estrutura do engenho que corresponde ao aumento da fábrica de chocolate Engenho Cacau, à implantação de uma cafeteria com o Café Sinergia, marca própria do grupo, e experiências exclusivas com as bebidas do engenho: cachaças envelhecidas, rum e uísque. As degustações serão guiadas por um sommelier e vão precisar ser agendadas. Ao final, os visitantes vão receber uma taça personalizada como lembrança. “A visita vai ser um brinde à vida e ao que a humanidade tem de bom”, resume Maria Júlia emocionada. A previsão é de que todas as novas experiências estejam disponíveis ao público até o primeiro  semestre  de 2026