Mercado aposta no cenário sem álcool para vida mais saudável

O álcool vem sendo apontado pelos cientistas como causador de inúmeras doenças e por isso, cada vez mais, as bebidas não alcoólicas fazem parte de bares e restaurantes. As bebidas não alcoólicas já fazem parte da rotina de inúmeras pessoas que desejam ter uma vida mais saudável, mudança que vem sendo observada há alguns anos. Segundo a legislação brasileira, para ser considerado um não alcoólico, líquidos devem ter até 0,5% de álcool em volume, a 20 °C. O cenário atual mundial de bebidas não alcoólicas é muito positivo e competitivo. É o que demonstram as estimativas de crescimento até 2028 da Mordor Intelligence, com uma taxa de alcance entre 4,1% a 4,7%.

Ainda conforme a empresa de pesquisa global, as vendas de cervejas com baixo ou zero teor alcoólico ultrapassaram 6,5 bilhões de litros no mundo em 2022.Ou seja, a demanda por alternativas sem álcool já é uma grande tendência e vem conquistando muitos consumidores, que buscam um estilo de vida mais saudável.Não é à toa que a inovação está muito presente na indústria de bebidas, pois o álcool não é o ingrediente principal e sim os sabores.Lançamentos com ingredientes exclusivos e embalagens diferenciadas, por exemplo, fazem parte desse sistema inovador que visa atrair ainda mais pessoas.

A preocupação com a saúde e o bem-estar cresceu consideravelmente durante o covid-19. Foi a partir desse período, também, que as bebidas sem álcool cresceram em vendas como alternativa – perpetuando-se até os dias atuais.

O mercado de bebidas funcionais também é uma tendência, incluindo as esportivas. Como as atividades físicas ganharam um espaço maior na rotina das pessoas, o consumo desses líquidos aumentou consideravelmente.

Atualmente, o segmento de bebidas saudáveis é o que possui maior crescimento dentre as bebidas sem álcool. 

Os mocktails, coquetéis criativos sem álcool, estão conquistando espaço ao oferecer uma experiência sofisticada sem os efeitos do álcool. Com sabores diversificados, eles atraem especialmente a geração Z, os Millennials e o público fitness, que busca alternativas elegantes e saudáveis.O mercado global de bebidas sem álcool segue em alta. Em 2023, o consumo de produtos com baixo teor da substância ou zero álcool cresceu 5% nos 10 principais mercados globais, e a projeção é de um CAGR de 6% até 2027, segundo a IWSR. O segmento de drinks sem álcool lidera esse crescimento, com previsão de +7% ao ano no mesmo período.

Produtos como gim e destilados sem álcool estão se destacando, com grandes marcas investindo em suas versões zero álcool, como Tanqueray 0.0 na Espanha. A estratégia combina a familiaridade das marcas tradicionais com a demanda por bebidas não alcoólicas sofisticadas.

Com marcas tradicionais e celebridades como Lewis Hamilton aderindo à inovação – o piloto lançou o Almave, um drink de agave azul sem álcool –, o setor de bebidas não alcoólicas se torna cada vez mais diverso e dinâmico.

Embora represente pouco mais de 5% das receitas globais de cerveja, o segmento de cervejas sem álcool apresenta crescimento consistente e expressivo. Segundo o  Statist Market Insights, as vendas globais devem atingir 50 bilhões de dólares até 2028, mais que o dobro do valor de 2020. 

Grandes cervejeiras, como a Heineken, enxergam neste mercado uma oportunidade significativa, com consumidores buscando alternativas saudáveis e refrescantes que combinem sabor e estilo adulto. A tendência global de saúde e bem-estar consolida a cerveja sem álcool como um pilar importante no mercado de bebidas não alcoólicas.

Além da cerveja sem álcool, as pessoas estão buscando drinks mais naturais, com destaque para o uso de frutas. O abacaxi, por exemplo, vem ganhando cada vez mais reconhecimento, tanto nas buscas online como em restaurantes e bares. 

Porém, não é a única fruta a ganhar destaque entre as bebidas sem álcool. Geralmente, os consumidores buscam por bebidas com pouca ou nenhuma adição de açúcar, algo proporcionado por certas frutas. 

O visual também é considerado. Drinks com apresentações bonitas são os favoritos para serem compartilhados nas redes sociais. Muito além do sabor, a inovação e a criatividade fazem parte da experiência. Fonte: Food Conecction