Em parceria com a ABIH tem descontos em hotéis e condições especiais para o Fungetur

O Ministério do Turismo lançou duas iniciativas dedicadas ao público feminino. Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) será oferecido 15% de desconto em hospedagens para mulheres que viajam sozinhas. Além disso, para fortalecer a participação feminina no empreendedorismo turístico, o Ministério do Turismo estabeleceu condições especiais de acesso aos recursos do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur) para empreendedoras que se tornaram mães recentemente. O benefício é válido para empresárias individuais, microempreendedoras individuais e aquelas cujo negócio seja constituído como sociedade limitada unipessoal em até seis meses do nascimento dos seus bebês, ou por adoção. 

As ações voltadas à promoção da equidade de gênero foram anunciadas pelo Ministro do Turismo, Celso Sabino. “Essas medidas vão ajudar o setor a dar mais oportunidade as mulheres que atuam na indústria do turismo e aquelas que desejam conhecer o Brasil em viagens solos, tendo mais esse estímulo, com tarifas especiais na rede hoteleira” afirmou”.

A iniciativa traz a tarifa promocional aplicada nos hotéis da rede associada à ABIH que aderirem à campanha e permanecerá válida mesmo durante grandes eventos ou feriados, estando, contudo, sujeita à disponibilidade de estadia. Confira AQUI a lista de hotéis participantes.

O Protocolo de Intenções assegura a tarifa especial para as viajantes solos, conforme declarado no ato da reserva, e será aplicada diretamente nas centrais de atendimento dos estabelecimentos participantes. O benefício será válido por um período de um ano, abrangendo acomodações em apartamento da categoria “single”. 

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, também comentou a importância das ações. “O turismo é um legado econômico e cultural que deixamos para as próximas gerações. As iniciativas lançadas hoje, além de reconhecer o papel feminino na sociedade e na economia, estimulam o consumo de serviços turísticos e o empreendedorismo feminino nos diversos segmentos impactados pela indústria do turismo”, disse. 

BENEFÍCIO PARA AS EMPRESÁRIAS – Com a nova medida, as empresárias poderão suspender por até seis meses os pagamentos de financiamentos já realizados e terão até seis meses para pagamento da primeira parcela de novos empréstimos. O acesso facilitado ao crédito poderá ajudar milhares de mulheres a conciliar a maternidade com a carreira profissional, ampliando suas oportunidades de crescimento no mercado. 

Com as mudanças, as condições de financiamento para as mulheres que se tornaram mães recentemente, via Fungetur, ficam da seguinte forma:  Para investimentos em capital fixo, o prazo de amortização passa de 240 para 246 meses, e a carência de 60 para 66 meses. No financiamento de bens, a amortização aumenta de 120 para 126 meses, e a carência de 48 para 54 meses. Já no financiamento de capital de giro isolado, a amortização passa de 120 para 126 meses, e a carência de 24 para 30 meses, tornando as condições mais flexíveis para as beneficiárias. 

– Trata-se de um instrumento de financiamento vinculado ao Ministério do Turismo que proporciona a empreendedores privados acessar até R$ 15 milhões, com juros de até 5%, mais o INPC anual e até 5 anos de carência. Para acessar o benefício, é necessário registro no Cadastur, que permite ao prestador de serviços turísticos atuar legalmente no setor. 

A inscrição é obrigatória para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo-MEI (Microempreendedor Individual). Outras atividades podem ter o cadastro em caráter opcional.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo