Tomaram posse as desembargadoras Herminegilda Leite Machado e Rita Leite Brito Rolim
O TRT da Paraíba iniciou o ano de 2025 de forma histórica: pela primeira vez, duas mulheres presidem a instituição.Tomaram posse a desembargadora Herminegilda Leite Machado como a nova presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) e a desembargadora Rita Leite Brito Rolim que assumiu a vice-presidência, a Corregedoria e a Ouvidoria da Mulher do TRT PB.
No discurso de posse, a presidente Hermenegilda Machado destacou que iniciou a carreira na magistratura trabalhista com muitos sonhos e projetos, e que, ainda hoje, segue sonhando e lutando pela democracia, pela justiça e por uma sociedade mais igualitária. “Como diz José Saramago ‘a conversa das mulheres sustenta o mundo’. Por isso, conversarei muito, para tornar o Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba maior do que já é, fazendo a Justiça do Trabalho mais eficiente, justa e humana, visando salvaguardar o poder pleno da vida. É uma honra conduzir o Tribunal do Trabalho nesses dois anos”, enfatizou.
Ao se referir diretamente à nova vice-presidente, desembargadora Rita Rolim, a presidente afirmou que elas estão fazendo história no judiciário paraibano. “Entramos na história para empoderar ainda mais o papel das mulheres que, em qualquer atividade do mercado de trabalho, merecem, sim, mais espaços, remunerações igualitárias, os mesmos direitos dos homens, reconhecimento e, principalmente, mais respeito”, pontuou.
Na cerimônia de posse, a desembargadora Herminegilda Leite Machado recebeu a medalha Grão-Colar, símbolo da honraria máxima do TRT da Paraíba, das mãos do desembargador Thiago de Oliveira Andrade, então presidente da instituição. Durante o biênio 2025/2026, a nova presidente do Regional será a guardiã do objeto. O Grão Colar é destinado às pessoas que exerceram a presidência do Tribunal, simbolizando as preocupações, as responsabilidades e a serenidade de quem está ou já esteve neste cargo.
Também compõem a gestão para o biênio 2025/2026 os desembargadores Eduardo Sergio de Almeida (ouvidor), Paulo Américo Maia de Vasconcelos Filho (presidente da Primeira Turma), Ubiratan Moreira Delgado (presidente da Segunda Turma) e Leonardo José Videres Trajano (diretor da Escola Judicial).
Integraram a Mesa de Honra da cerimônia de posse da Mesa Diretora do TRT da Paraíba (13ª Região) o então presidente da instituição, desembargador Thiago de Oliveira Andrade; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga; o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro; o procurador-chefe do do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Rogério Sitônio; o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva; o desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Rogério Fialho; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargadora Agamenilde Dias; a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Kátia Magalhães Arruda; a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Alves Miranda de Araújo; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Amaury Rodrigues Pinto Júnior; e o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra.
Além dos que compõem a nova Mesa Diretora do Regional paraibano, também participaram da solenidade os desembargadores Francisco de Assis Carvalho e Silva e Wolney de Macedo Cordeiro. Presidentes e representantes de Tribunais Regionais do Trabalho do país, juízas e juízes do trabalho, advogadas e advogados, representantes de órgãos de classe, como OAB/PB e Amatra/13, e autoridades dos poderes legislativo, executivo e judiciário também prestigiaram o evento, bem como servidoras e servidores do TRT-13.







