Espaço promove a cultura brasileira e conecta tradições artesanais
A “Feira na Rosenbaum”, reconhecida por promover e celebrar o design autoral brasileiro, acaba de inaugurar a primeira loja pop-up no Nordeste, mais especificamente no Shopping Recife. O novo espaço reafirma o compromisso da Feira em destacar a riqueza do artesanato e do design nacional, trazendo uma curadoria que reflete as diversas expressões criativas do Brasil, além de reforçar a importância da região Nordeste para em seu propósito de marca.
Com direção criativa de Marcelo Rosenbaum, o projeto apresenta um conceito que mistura tradição e contemporaneidade. O design de mobiliário e o layout foram concebidos por Micha D’Angelo e Thiago José Barros, enquanto a coordenação e execução ficaram a cargo de Marcelo e Katarina Monteiro. A curadoria cuidadosa, liderada por Cris Rosenbaum e sua equipe, garante a seleção de obras e peças que traduzem a essência da produção artesanal brasileira.
“Recife é um símbolo de criatividade e história no Brasil. Trazer a Feira para cá representa um compromisso em valorizar e amplificar as vozes do design autoral nordestino, conectando a produção local a uma plataforma que respeita suas raízes e enaltece sua originalidade. Essa é uma oportunidade de troca cultural enriquecedora, que nos inspira profundamente”, afirma Cris.
Um conceito que conecta – A identidade visual da loja foi concebida em um tom terroso avermelhado, remetendo à cor do barro e às raízes da produção artesanal. Este conceito monocromático não é apenas estético, mas também simbólico, promovendo uma conexão direta com a tradição ceramista da região de Recife.
O ambiente é funcional e adaptável, com mobiliário projetado especialmente para o espaço. Madeira e tijolos cerâmicos são os elementos centrais do design, reforçando a relação entre o espaço e a cultura local. Os tijolos, com tonalidade semelhante à identidade visual, completam o conceito e agregam ainda mais significado ao projeto.
“Pensar o design da loja de Recife foi uma experiência única, pois ela precisava traduzir a essência do Nordeste. A escolha dos materiais, das cores e dos elementos arquitetônicos reflete a conexão com a tradição ceramista e com a potência criativa dessa região. É emocionante inaugurar este espaço como um ponto de encontro entre o artesanal e o contemporâneo”, conclui Marcelo.
Sobre a Feira – Em formato de plataforma criativa, desde 2012 a Feira na Rosenbaum traz como propósito “expor a alma brasileira”. Por meio de suas edições que reúnem artistas e artesãos, desde comunidades criativas tradicionais até designers independentes, leva ao público criações autorais que ajudam a contar e promover a rica diversidade cultural, em uma atmosfera multissensorial, que inclui uma narrativa visual, sabores, música, cheiros, cenários e encontros, em uma energia de casa aberta e acolhimento.
Reconhecida pelo esforço voltado à sustentabilidade social e ecológica, recebeu o “Prêmio Muda” das Edições Globo Condé Nast na categoria “Gente”, em 2019. Desde 2018, assumiu o compromisso em reduzir o impacto ambiental de suas edições, por meio da máxima redução de seus dejetos e da correta destinação de seus resíduos orgânicos e materiais recicláveis a fim de enviar a mínima fração possível de lixo para o aterro sanitário, conceito “Lixo Zero”. Essas ações contam com a consultoria ambiental da empresa social Roda Ambiental e em edições passadas com as ações da Comida Invisível.







