E faz  homenagem ao oboísta Roberto Di Léo

A música do brasileiro Heitor Villa-Lobos é o destaque do concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba desta quinta-feira, 24 de outubro, com a participação do Coro Sinfônico da Paraíba. O concerto será em homenagem ao oboísta e professor Roberto Carlos Di Léo, ex-integrante da OSPB, falecido recentemente.A apresentação gratuita começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com regência do maestro Gustavo de Paco de Gea e com o flautista Eltony Nascimento como solista.

Serão executadas as músicas “Pavane”, do compositor francês Gabriel Fauré; “Concerto para Flauta e Orquestra, Op.283”, do alemão Carl Reinecke, com solo de Eltony Nascimento, e “Choros nº 10 (Rasga o Coração), para Orquestra e Coro”, de Heitor Villa-Lobos, com o Coro Sinfônico da Paraíba, que tem regência do maestro Daniel Berg.O maestro Gustavo de Paco falou sobre o repertório deste concerto. “A primeira peça é Pavane, de Gabriel Fauré. Em 1884, ele conseguiu estabelecer um elo entre o final do romantismo e o início do impressionismo francês. A Pavane lembra uma dança muito antiga do século XVI, logicamente com a linguagem do final do século XIX. É uma peça tranquila, com muita preponderância na flauta. Ela tem uma duração curta, ideal para o início de um concerto, e de alguma forma, como tem preponderância nas madeiras, está como antecipando o concerto de flauta que vai vir logo após”, explicou.

“O concerto para flauta e orquestra de Carl Reinecke, que tem três movimentos, vai ser tocada por um dos nossos flautistas da orquestra, Eltony Nascimento, e é uma peça das mais importantes do repertório flautístico. É uma peça de período eminentemente romântico alemão e destaca-se que Reinecke foi um aluno bem determinado de Mendelssohn, de Liszt e de Schumann”, destacou, informando ainda que esse concerto tem muitos momentos doces para mostrar o som doce da flauta e muitos momentos bastante rápidos e técnicos para mostrar a agilidade do flautista.

O maestro ressaltou ainda a beleza da terceira peça, que vai fechar o concerto, o Choros nº 10, de Heitor Villa-Lobos. “Essa obra estreou no Rio de Janeiro em 1926 e pertence a uma série de obras intituladas Choros, que vai até o número 14 e que tem diversas formas. Este choro número dez é especial porque é colocado o coro do meio para o final da peça, que tem dois momentos importantes. Uma que mostra muitos sons da floresta brasileira, os pássaros e a fauna, e uma segunda parte que é justamente dentro do coro, em base a uma música popular do autor Anacleto de Medeiros, chamada Yara. É uma obra muito moderna para a época e que depois de Villa-Lobos estrear no Rio, ele foi pelo mundo inteiro mostrando essa peça, que é realmente marcante”, finalizou o maestro.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica da Paraíba

6º Concerto Oficial da Temporada 2024

Regência: Maestro Gustavo de Paco de Gea

Solista:  Eltony Nascimento (flauta)

Dia: 24 de outubro (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural

Ingresso: Gratuito