Tudo de forma gratuita na BibliON

Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira, é celebrado até os dias atuais por sua genialidade e pela capacidade de retratar a complexidade da sociedade brasileira do século XIX. Nascido em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, o autor se destacou pela prosa sofisticada e pela profundidade de seus personagens. Sua obra-prima, “Dom Casmurro”, é um exemplo magistral do realismo e da ironia presentes em seus escritos. Ao longo de sua carreira, Machado de Assis abordou temas como o amor, a traição, a loucura e as desigualdades sociais, conquistando admiradores no Brasil e além-fronteiras. Sua contribuição para a literatura é inegável, e sua escrita continua a encantar leitores de todas as gerações, perpetuando seu legado como um dos grandes mestres da literatura mundial.

Ler Machado de Assis é uma oportunidade de se envolver com uma literatura enriquecedora, que transcende o tempo e continua a inspirar gerações, possibilitando a ampliação da compreensão do mundo e da condição humana. Por isso, a BibliON – biblioteca digital gratuita de São Paulo selecionou obras para conhecer ou relembrar o grande escritor. Confira as dicas abaixo:

Machado de Assis, historiador – Sidney Chalhoub

O historiador Sidney Chalhoub dedicou anos ao estudo da escravidão e da vida operária no Brasil do século XIX. Posteriormente, começou a se interessar pela obra de Machado de Assis. Machado de Assis, historiador, procura compreender a produção do romancista a partir do contexto social e histórico que deu origem a ela.

Mulheres de Machado -Machado de Assis

Se na juventude parecem virginais, inocentes, puras, ao adentrarem a fase adulta se deparam com questões como imposição do matrimônio, felicidade conjugal, ciúme e traição e a efemeridade da beleza, tornando-se cada vez mais complexas.

Sobre a imortalidade de Rui de Leão – Machado de Assis

Quem quer viver para sempre? Publicados pela primeira vez em 1872 e 1882, respectivamente, Rui de Leão e O imortal contam duas versões diferentes da mesma história de um homem que, após beber a misteriosa poção que recebeu das mãos do sogro enfermo, descobre que não pode mais morrer.

Machado de Assis por jovens leitores – Fernanda Freitas

A partir de uma oficina de leitura, oferecida como atividade complementar na Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro, surgiu o Clube de Leitores da instituição, alunos fazem análises de textos despertaram nos estudantes o prazer em ler e fomentar trocas de experiências sobre literatura.

25 contos de Machado de Assis – Machado de Assis

Publicadas a partir de 1870, as histórias de Machado de Assis continuam atuais. Se os detalhes são construídos tendo por modelo a cidade e os habitantes do Rio de Janeiro do século dezenove, ou pequenos povoados da província, os comportamentos, posturas, conflitos, emoções, paixões, egoísmos e outros vícios são os nossos de cada dia

Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. O usuário pode fazer empréstimos de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite, ainda, ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios.