Município fica a 15 km de Campina Grande e reúne belezas arqueológicas
Localizado no agreste paraibano, vizinho a Campina Grande, o município de Queimadas está investindo no turismo. Possui um grande atrativo natural que chama a atenção dos visitantes: são as pedras com formatos curiosos e que estão em todo o lugar. Tem a pedra do bico, a pedra do cachorro, do touro, da tartaruga, da caveira, do vento. A prática de rapel pode ser feita em algumas delas, e o município dispõe de instrutores qualificados. Outro patrimônio que enriquece a região são os sítios arqueológicos e palenteológicos, entre eles as Itacoatiaras dos Macacos e a Caverna da Loca. São 12 ao todo, alguns com inscrições rupestres.
Foto

A vocação para a cultura é uma característica do município, que além do artesanato, Festa de Reis e São João, com muito forró pé de serra, possui uma Escola Municipal de Formação de Luthier – aquele que produz instrumentos clássicos. A Lutheria Tataguassu está ganhando fama pela qualidade dos instrumentos e já vendeu os violinos fabricados por eles para músicos da Europa e a escola já expôs trabalhos em São Paulo. Atualmente duas turmas estão aprendendo a arte de confeccionar os instrumentos.

Na Fazenda Riacho do Meio encontramos um templo cultural mantido pelo herdeiro, filósofo e psicólogo Gutemberg Barbosa, misto de museu – com objetos da história do lugar relacionados com o ciclo do sisal, algodão e pecuária, e também objetos de diversas partes do mundo, como uma urna funerária dos É o Philos Haus, um conjunto que inclui a casa sede – modelo das fazendas do nordeste do século passado, a casa memorial, uma capela em homenagem a São Francisco e toda uma natureza exótica de plantas nativas.

O visitante que for a Queimadas e desejar provar as delicias da gastronomia local, focada nos pratos regionais como buchada, picado, baião de dois, doces de frutas típicas e cocadas tem um endereço certo: o Mercado Municipal Simão de Araújo. O local reúne mais de 300 lojas de produtos diversos, além de artesanato, feira agroecológica, e uma praça de alimentação no primeiro andar que chama a atenção pela variedade na gastronomia. Um modelo de mercado público que deveria ser seguido pela Paraíba.

No final da visita os jornalistas e agentes de viagens puderam conversar com o prefeito José Carlos Rêgo, conhecido como Carlinhos de Tião. Ele participou de uma coletiva com toda a sua equipe. “ Nossa pegada é o turismo de natureza, da nossa cultura. Não queremos só o nosso município se desenvolvendo no turismo. Vejo regionalmente, incluindo nossos vizinhos. Agradeço a minha equipe formada por técnicos e estamos deixando nosso legado, nossa semente”
A secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Angélica Figueiredo destacou que “ o governo do Estado, através da Secretária de Turismo, Rosália Lucas, e da PBTUR, com Ferdinando Lucena, que tem dado muito apoio em Queimadas, para o setor” O presidente do Fórum Serra da Borborema, Cléber Lima, destacou que “ era um sonho que o turismo fosse além do mar. E quem está se preparando vai sair na frente”
O município de Queimadas possui um aplicativo onde o visitante terá todas as informações turísticas. O Guia Queimadas pode ser baixado através da loja Play Store nos celulares e acessado para dicas sobre a cidade, história, gastronomia, lazer, atividades esportivas. (Texto:Rosa Aguiar)











