E terá apresentações culturais nos finais de semana

O tema do 35° Salão do Artesanato Paraibano é “Artesanato Indígena”, mostrando toda a riqueza cultural dos habitantes originários do Brasil, e aqui na Paraíba, representados principalmente pelas etnias Potiguara e Tabajara. Ao todo, o Salão terá a participação de 537 artesãos, número recorde e que vai trazer a riqueza do nosso artesanato produzido do litoral ao sertão. O evento é uma realização do Governo do Estado e Sebrae-PB. 
 O Salão do Artesanato Paraibano vai funcionar das 15h às 22h, todos os dias da semana, em uma megaestrutura montada — totalmente climatizada — na Orla de Cabo Branco, logo após o Jangada Clube. A entrada é gratuita, mas a gestão do PAP pede que a população leve um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação após o evento será destinada a entidades que atendem pessoas em condição de pobreza. 
 
A estimativa é que passem pelo Salão do Artesanato Paraibano 120 mil pessoas, gerando um volume de negócios em torno dos R$ 2 milhões — entre vendas e encomendas. Além do artesanato indígena, outras tipologias também estarão presentes no evento: renda renascença, brinquedos populares, cerâmica, couro, madeira e metal, bebidas e  gastronomia regional. 
  
Nos finais de semana a partir das 18h30, haverá apresentações culturais em espaço produzido com cuidado para este fim. Nas apresentações vão acontecer a dança do Toré, músicos, danças, cordel.

Rosemildo Jacinto foi o arquiteto responsável pela ambientação, teve como referência a cultura indígena em elementos cenográficos, como duas canoas que são utilizadas pelos indígenas na atividade da pesca, e também a montagem pelos próprios indígenas de duas ocas e elementos do cotidiano deles.
 
O Salão terá ainda um corredor sensorial, onde o visitante será recebido com músicas da cultura indígena usadas na dança do toré, além de alguns incensos de ervas conhecidas pelos indígenas há centenas de anos, entre outros detalhes.
 
O arquiteto Gustavo Vaz destacou que todo o projeto foi pensado para surpreender quem for prestigiar o Salão. Serviço 

Programação cultural do Salão do Artesanato

35° Salão do Artesanato 
Tema : Artesanato Indígena 
Período : 13 de janeiro a 5 de fevereiro 
Horário : das 15h às 22h, todos os dias da semana 
Endereço : Orla Marítima de Cabo Branco, após o Jangada Clube
Realização : Governo do Estado e Sebrae