
A palavra “Itapororoca” vem do tupi-guarani e é a junção da palavra “ita”, que significa pedra, e “pororoca”, que quer dizer encontro das águas. A denominação dos indígenas que habitavam a região é precisa: o município possui pedras de origem vulcânica e muitas nascentes de água.
Localizada a 69 quilômetros de João Pessoa, era chamada de Vila São João e pertencia a Mamanguape. O município foi criado em 1961 e, desde então, é um dos poucos do país onde os moradores não pagam pela água nas suas casas. O abastecimento da cidade vem das nascentes.

A prefeitura de Itapororoca, em parceria com o Sebrae, lançou o “Roteiro das Águas: História, Gastronomia e Fé”, que está em fase de implantação e inclui alguns pontos estratégicos do município para atrair novos visitantes. Um desses locais é o Parque Ecológico da Nascença. Inaugurado em 1970 e bastante conhecido pelos moradores, o parque possui as famosas piscinas de água mineral abertas ao banho, de quinta a domingo.
Com o novo roteiro, algumas atividades estão sendo criadas no parque, e deverão ser implantadas em 2023. Entre elas a oportunidade de entrar na mata fechada que faz parte do parque. É a recém lançada Trilha da Nascença, de 600metros, para a observação da exótica fauna e flora. A área é de preservação ambiental por ser resquício da Mata Atlântica Possui árvores pitorescas, como a altíssima sapucaia, que pode atingir até 50 metros. A trilha é de baixo impacto e é orientada por um guia. Na mata também estão algumas nascentes que abastecem a cidade e os turistas podem ver a água saindo da terra em alguns pontos. É possível agendar também piqueniques e café da manhã. Instagram @itapororocapb @nascencaita
O banho nas piscinas de água das nascentes ainda é o maior atrativo do Parque e para quem vai fazer a trilha a orientação é deixar para mergulhar nas piscinas no final da caminhada. São duas piscinas, sendo uma infantil. O banho é bastante concorrido nos finais de semana atraindo moradores de Itapororoca e de municípios vizinhos. O balneário possui estrutura de restaurante e bares. Visitamos Itapororoca a convite da PBTUR. (Rosa Aguiar)












