É o encerramento da temporada da Orquestra Sinfônica da Paraíba

Músicas que rememoram o clima das festas de fim de ano, como Aleluia, de Handel, e Noite Feliz, de Gruber, estão no repertório do Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica da Paraíba, nesta quinta-feira, 15 de dezembro, às 20h30, na Sala de Concerto Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. Será a apresentação de encerramento da temporada 2022 que terá à frente o novo regente titular da OSPB, maestro Gustavo de Paco de Gea, e a participação especial do Coro Sinfônico da Paraíba. O ingresso é gratuito.

Entre as músicas que vão celebrar a noite estão duas obras do compositor austríaco Johann Strauss: “Sangue Vienense” e “Danúbio Azul”, esta última famosa obra clássica que levou o autor a ficar popularmente conhecido como O Rei da Valsa. No programa consta ainda “Pastorale per la Notte di Natale”, do italiano Arcangelo Corelli; “Panis Angelicus”, do belga César Franck; “Noite Feliz”, do austríaco Franz Gruber, e “A Christmas Festival”, do americano Leroy Anderson.

Do alemão Georg Handel haverá duas composições: “Cantate Domino” e a sua música mais famosa, “Aleluia”. E tem também música brasileira; a obra do oboísta e arranjador musical pernambucano Maestro Duda marca presença com a “Cantata Natalina (Boa Noite das Pastorinhas, Espera, Adoração a Jesus e Ciranda do Menino Jesus)”.

O maestro Gustavo de Paco de Gea explicou que algumas dessas músicas são natalinas e outras não tanto, mas que representam o espírito do Natal e, fundamentalmente, representam esperança.

“Vamos ter uma obra do compositor nordestino Maestro Duda, maravilhosa, chamada ‘Cantata Natalina’. São quatro movimentos de músicas de Natal de lapinha, músicas do interior, que tem muita identificação com nosso povo. E terminaremos com um arranjo da famosíssima ‘Noite de Natal’, que em 2011 foi declarada patrimônio da humanidade pela Unesco, uma obra do século 19, que todo mundo conhece, mas um arranjo muito bonito, pra que todo mundo possa cantar”.

O maestro falou ainda sobre o que representa estar à frente da Orquestra Sinfônica da Paraíba. “É um orgulho imenso para mim. Quando eu tinha 21 anos, no Quinteto de Sopros, nos anos 78 e 79, a gente já vinha pensando a possibilidade da criação de uma orquestra sinfônica estável aqui na Paraíba. Finalmente aconteceu em 1980 e eu fui um dos músicos que tocou no primeiro concerto e participou daquela orquestra maravilhosa”.

Fundado em 1960, o Coro Sinfônico da Paraíba é um dos grupos oficiais da Orquestra Sinfônica da Paraíba, formado por coristas da mais larga experiência e das mais variadas profissões, que desenvolvem o gosto pelo canto coral, com o objetivo de proporcionar a todos uma música de qualidade.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica da Paraíba e Coro Sinfônico da Paraíba

Concerto de Natal

Dia: 15 de dezembro (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira

Regência: Maestro Gustavo de Paco de Gea

Ingresso: Gratuito