Cadela Resistência pode até subir a rampa da posse

A cadela Resistência, do presidente Lula e da futura primeira dama, Janja Silva, pode subir a rampa do Palácio do Planalto no dia da posse, 1º de janeiro. Este é um dos desejos de Janja, que está coordenando a programação da posse. A cadela Resistência foi adotada por Janja quando Lula estava preso, em Curitiba. Ela vivia nas ruas da cidade e ficava com o grupo de apoiadores na vigília que durou 580 dias, em frente a Polícia Federal. Janja é defensora dos animais e acolheu a cadela.

Alguns sites também informam que é desejo de Janja que a faixa presidencial seja passada a Lula por uma ou várias pessoas do povo. Jair Bolsonaro já teria dito que não vai passar a faixa e deverá viajar, a exemplo do que fez seu ídolo, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A cadela Resistência era filhote quando apareceu no acampamento de vigília durante a prisão de Lula, e foi alimentada pelos militantes, que a vestiram de vermelho. Janja conheceu a cachorrinha e se apaixonou, levando para São Paulo. Lula só conhecia a cadela por foto e agora a ex-cadela de rua vai morar no Palácio da Alvorada, em Brasília.

A posse de Lula não deverá ser nada convencional coordenada pela futura primeira dama, a socióloga Rosângela Silva, que  já disse que pretende ressignificar a função. (RA)

.