Livro para passar de geração em geração

O recém lançado livro Além do Ipiranga A extraordinária vida de Pedro Américo e suas incríveis facetas, do advogado, escritor e pesquisador Thélio Farias faz jus ao título. O leitor vai descobrir que o pintor paraibano Pedro Américo foi muito maior do que já imaginávamos. Os cinco anos de pesquisa do autor resultaram no trabalho primoroso: Pedro Américo foi muito mais do que o pintor de um dos quadros mais famosos do país.  

 Logo no início, o livro traz uma cronologia dos fatos importantes e curiosidades da vida de Pedro Américo, como por exemplo, em 1864, quando ele retorna ao Brasil para concorrer ao cargo de professor na Academia Imperial de Belas Artes, pinta a tela A Carioca e oferta ao rei da Prússia. Em 1886, ele assina o contrato para pintar o quadro Independência ou morte, destinado ao palácio que estava sendo construído, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Impressiona no livro os textos de ilustres prefaciadores, como Ricardo Ramos Filho, escritor, filho do também escritor Ricardo Ramos e neto de Graciliano Ramos, que diz “O texto de Thélio Farias, não percamos tempo com maiores delongas, é uma delícia de ser lido. Quem começar a ler esta biografia não desejará interromper a leitura”. O renomado João Câmara, pintor, desenhista e crítico de arte escreveu que este livro é um “valioso instrumento no resgate da significação da obra e da personalidade de Pedro Américo de Figueiredo e Melo”. O professor, escritor, filho do pintor Portinari, João Cândido Portinari, ressaltou: “ impressiona-me notavelmente a minúcia com que o autor pesquisou e escreveu este monumental tratado sobre o grande pintor Pedro Américo”.

No primeiro capítulo, O pop star e a gloria, o autor analisa a notoriedade alcançada por Pedro Américo. A exposição do quadro Independência ou morte, em Florença, em 1888, durou 18 dias e foi visitada por cerca de cem mil pessoas. Na vernissage estavam reis e rainhas de toda a Europa, Dom Pedro II e a mais poderosa de todos, a rainha Victoria, da Grã Bretanha, que dominava o mundo. A Exposição Geral das Belas Artes, no Rio de Janeiro, que mostrou obras de Pedro Américo e Victor Meirelles, em 1879, levou quase 53% da população do Rio ao local para ver dois quadros. Foram 276.286 visitantes.

Capítulo que fala sobre os últimos anos de vida e a morte de Pedro Américo

O livro traz capítulos como O Menino Prodígio, O Descobridor, A chegada ao Rio, Primeira Viagem ao Exterior, Casamento, Doutorado, Os últimos anos de vida e a morte e muito mais. Tudo absolutamente interessante e que prende o leitor com uma pesquisa de fôlego que será reverenciada para sempre. Para cada faceta, um capítulo: o orador, o escritor, o poeta, o filósofo, o caricaturista, o ecologista, o músico, o historiador, o político.

As fotografias das obras de Pedro Américo, documentos, e a qualidade da impressão do livro também são pontos de excelência na publicação da Cepe Editora de Pernambuco em parceira com a Editora A União. Livro para ter na estante e passar de geração em geração.

Vendas: Em João Pessoa, na Livraria do Luiz, na galeria Augusto dos Anjos, no centro, no Mag Shopping, e na Feira dos Aromas, todos os sábados, na Fundação Casa de José Américo. Em Campina Grande, na Livraria Nobel, no centro. Preço: R$90

Texto: Rosa Aguiar