Nesta edição propõe diálogo entre a música e a filosofia
Começa próximo dia 12 de agosto o 5º Festival de Música de Câmara, que acontece até dia 20, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB, em João Pessoa.

Uma novidade nesta edição é a união da música erudita nacional e internacional à filosofia. O Festival é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba e vai reunir artistas dos Estados Unidos e China, além de instrumentistas brasileiros.
A música de câmara é a música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos, e mesmo com formações menores, algumas das obras são consideradas muito importantes na literatura musical.
Com ensaios e concertos abertos ao público, o festival, que por tradição estabelece um diálogo entre a música e alguma outra forma de expressão humana, nesta edição se propõe a construir um diálogo entre a música e a filosofia, convidando filósofos e estudiosos da filosofia a interagirem com o repertório apresentado a cada concerto. “A gente passa aos filósofos a obra principal do concerto da noite como elemento motivador para que ele elabore o texto dele, que será apresentado antes de cada concerto. A partir daí, quem está assistindo tem outra percepção do repertório que está sendo apresentado, a partir daquela intervenção que foi apresentada anteriormente”, ressaltou Felipe Avellar, violoncelista e coordenador artístico do Festival.
Os concertos terão entrada gratuita e ocorrerão sempre às 20h. Para a 5ª edição do Festival Internacional de Música de Câmara foi escolhido um repertório variado com composições de diferentes países, e também música brasileira.
A programação do primeiro dia terá a obra de abertura da ópera “Anita Garibaldi”, composta pela pianista e professora brasileira Catarina Domenici, a ser executada pela Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB). Também serão executadas obras de Brahms e Tchaikovsky.
O 5º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB é promovido pela área de Práticas Interpretativas do PPGM, com apoio da Reitoria da UFPB, Direção do CCTA, Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música e Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI).
Para o Programa de Pós-Graduação em Música, o festival representa um momento de fomento da produção artística do programa, que incentiva os alunos, a formação de grupos na semana do evento e ainda colabora com a avaliação do programa do curso pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível (CAPES), por meio do Qualis Artístico em uma produção de âmbito internacional.
“Uma das professoras convidadas, a professora Kate Hamilton, da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, recentemente tocou como violista convidada na Filarmônica de Berlim, em maio. Para a gente é uma honra enorme receber uma profissional dessa estatura”, comentou Felipe Avellar.
Para o diretor do CCTA, Prof. Ulisses Silva, o evento é de grande envergadura e enorme importância no cenário musical paraibano, brasileiro e internacional, consolidando-se na sua quinta edição como um festival de referência.
Entre os vários músicos convidados estão Weiwei Le – Violino, China/EUA (University of Nevada, Las Vegas), Paul Chou – Violino, EUA (Violinista e Regente da Pennsilvanya Sinfonia Orchestra), Kate Hamilton – Viola (University of Nevada, Las Vegas – EUA) e David Witten – Piano, EUA (Montclair State University). E entre os filósofos estão Marcílio Franca Filho (UFPB), Marcus Alves (FUNJOPE) e Rainer Câmara Patriota (UFPB) Mais informações podem ser conferidas no site do evento
Reportagem: Elidiane Poquiviqui com redação do site
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação







