Evento marca as comemorações de 90 anos de “Menino de Engenho”

Um livro que conta a vida produtiva de José Lins do Rego escrito a várias mãos celebra uma parceria da Empresa Paraibana de Comunicação, EPC Editora e outras imprensas oficiais. Será lançado nesta próxima quarta-feira, 27, às 19h, no Museu Zé Lins, no Espaço Cultural, o livro “As cidades de Zé Lins – um passeio crítico pela geografia sentimental do autor”,  publicação da Editora A União, criação compartilhada entre a Empresa Paraibana de Comunicação, a Companhia Editora de Pernambuco e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos/Companhia Editora de Alagoas, além da contribuição da Academia Brasileira de Letras.

O livro traz a análise de diversas fases da vida de um dos maiores escritores brasileiros em sua passagem por cidades do Brasil. A presidente da EPC, Naná Garcez, idealizadora do projeto, informa: “A fase inicial, a vida na Paraíba, a estreia na literatura e a sua riqueza enquanto escritor foi feita pelo professor Neroaldo Pontes. O tempo em Pernambuco e a análise de “Moleque Ricardo”, é de autoria do professor  César Braga-Pinto, indicado de Companhia Editora de Pernambuco, parceira no projeto.  A fase em Alagoas contou com a parceria da Companhia Editora de Alagoas, que nos referendou o professor Cosme Rogério Ferreira, sobre a Roda Literária, em Maceió, e o lançamento de Menino de Engenho. Já o tempo no Rio de Janeiro tivemos a indicação de Bernardo Buarque de Hollanda, por Marco Luchesi, à época presidente da ABL. Regiane Matos escreve sobre as viagens e palestras no exterior ”

José Lins do Rego, um dos maiores escritores brasileiros

O livro, sem dúvida, será um dos mais importantes sobre a vida e a produção de José Lins do Rego. O prefácio é de José Vilian, da UEPB, e tem apresentação de Naná Garcez e perfil da contracapa de William Costa. O evento da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e da EPC marca a celebração dos 90 anos do lançamento do livro “Menino de Engenho”, primeiro romance de José Lins do Rego, o escritor paraibano que teve uma carreira de sucesso como escritor, tendo publicado 22 obras e chegado a ocupar a cadeira 25 da Academia Brasileira de Letras, além de manter uma profícua atuação no jornalismo, com colunas dias em vários jornais brasileiros, incluindo A União, com a publicação de artigos de 1940 a 1957.

Na ocasião, o professor Neroaldo Pontes, ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), autor do livro “Em memória de José Lins do Rego”, e o professor de Sociologia da UFPB, Cauby Dantas, que escreveu “Gilberto Freyre e José Lins do Rego: diálogos do senhor da casa grande com o menino de engenho”, falarão sobre o escritor paraibano nascido na cidade de Pilar e sua trajetória na literatura brasileira.

Parceria com as imprensas oficiais – Em 2021, com a instituição do Ano Cultural José Lins do Rego – 120 anos, pelo Governo da Paraíba, surgiu a oportunidade de produção compartilhada de um livro sobre José Lins do Rego, que viveu em três estados do Nordeste – Paraíba, Pernambuco e Alagoas, antes de se fixar no Rio de Janeiro.