Campanha traz tema para publicidade

A marca O Boticário decidiu falar sobre a “culpa” das mães no dia delas. Qual mãe nunca se sentiu diante de um tribunal, simplesmente por exercer seu papel? Pensando nos julgamentos constantes, o Boticáriocriou um espaço de escuta e convidou mães de todo o Brasil para mobilizar a sociedade para uma reflexão mais do que necessária sobre o julgamento materno como parte da campanha de Dia das Mães, celebrado este ano em 8 de maio.

Com concepção criativa da PROS, agência de Relações Públicas do Boticário,  projeções reúnem rostos de mães que já enfrentam o julgamento como uma constante na maternidade. “São mulheres que foram julgadas por engravidarem “cedo” ou “tarde” demais, mães solos que enfrentam os desafios de criar um filho sem a presença da figura paterna e são apontadas por não pensarem no filho ao se separarem; as que decidiram ter mais de dois filhos, além de muitas outras polêmicas envolvendo a maternidade. Todas elas reforçadas por uma sociedade que não cansa de atribuir culpa à mãe”, comenta Fernanda Tchernobilsky, Co-CEO da agência.

Para a Diretora de Branding e Comunicação do Boticário, além do gesto de presentear, que por si só já é carregado de amor, podemos fazer mais quando o assunto é a relação entre mães e filhos. “Este ano queremos aproveitar a data para sermos vetores de mudança para um tema tão latente na vida de quem é mãe. Sabemos que quando nasce um filho, nasce junto uma culpa decorrente dos vários julgamentos que rodeiam a maternidade, muitas vezes velados e descritos como opiniões ou conselhos. Queremos emocionar e homenagear as mães e, mais que isso, gerar conversa, conscientização e reflexão para uma maternidade com menos julgamentos e culpas, e mais amor e acolhimento. Sentimos, da proximidade com essas mulheres e sua rede de apoio, que, quando uma mãe é julgada, é como se ela fosse colocada em um tribunal; e isso limita que ela viva o que mais importa: a potência do amor e da relação com seu filho”, explica Marcela De Masi Nogueira.

Em um tribunal, com plateia cheia e uma mãe no banco de réus, a acusação é categórica: falhou enquanto mãe. O filme, que mais parece um retrato da vida real, complementa a estratégia da marca ao trazer a culpabilização materna como uma constante – que gera frustrações e mais danos para quem tenta, ao máximo, dar o melhor de si. “A estratégia de datas da marca Boticário procura sempre surpreender ao trazer temas sensíveis da nossa sociedade que ainda não foram discutidos pela comunicação.  Nessa campanha, trouxemos um olhar sobre a questão do julgamento com o qual todas as mães convivem. E, ao mesmo tempo, a emoção que vem junto com o reconhecimento de quem mais importa: nossos filhos”, destaca Camilla Massari, VP de Atendimento da AlmapBBDO. Assista ao filme aqui.

Para somar à estratégia, um time de mães revendedoras oficiais da marca reverbera o tema nas redes sociais ao lado de um squad de celebridades, influenciadoras e criadoras de conteúdo, que retratam diferentes realidades da maternidade, a fim de ampliar a representatividade e o acolhimento. O squad, que participou do processo de criação do movimento, vai ajudar a amplificar a estratégia de digital durante todo o período abordando o tema em diferentes canais – em especial no Instagram e no Twitter, que costumam ser verdadeiros tribunais. A estratégia inclui ainda mídia OOH em mobiliário urbano, estações de metrô, além de ativações em shoppings e lojas de todo o país.

Campanha do Boticário fala da mãe culpada

PROS

Co-CEO: Fernanda Tchernobilsky

Diretor de Criação: Thiago Aranha

Planejamento: Pedro Capellão

Diretor de Arte: Leo Calvão 

Redator: Maria Confort 

Equipe de Atendimento: Ana Assaly, Fernanda Blanes, Gabriela Fioroto, Mariana Barbosa, Bianca Santiago e Beatriz Siqueira

Produção Gráfica: André Patrício e Mariana Campanha

AlmapBBDO

Anunciante: O Boticário

Agência: AlmapBBDO

Título: Discurso

Produto: Datas

CCO: Luiz Sanches e Pernil

Diretor de Criação: Fernando Duarte, Henrique Del Lama

Criação: Fernando Christo, Ingryd Santana da Cruz, Luz Arroyo, Pedro Erra Fernandes da Silva

Produção Audiovisual: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas, Vanuza Passos  

Atendimento: Camilla Massari, Daniela Teixeira, Andressa Duo, Monique Costa e Nataly Barros.

Planejamento: Rita Almeida, Daniela Ferrari, Tiago Tateyama e Giovanna Schiavon.

Mídia: Suellen Kiss, Everton Maciel, Vitória Soares, Fernando Ferreira e Esthefany Silva.

Produção Digital: Lilian Cavalini e Otávio Muniz.

Foto: Edgard Azevedo

Produção: SDC&P

Art Buyer: Tereza Setti

Produtora Filme: Paranoid

Direção: Otavio Machado

Direção de fotografia: Fe Oliveira

Produção executiva: Marcel Weckx, Gabi Hahn e Luiz Armesto

Atendimento produtora: Karina Vallesi

Coordenação de Pós-Produção: Carol Fernandes

Montagem: Danilo Abraham

Finalizadores: Cris Caffaro e Driano Torres

Pós-produção/finalização: Globetrotter

Produtora: Raw Audio
Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira
Direção Musical: Hilton Raw
Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein
Atendimento: Carol Peternelli
Coordenação: Robério Barbosa
Locutora: Luciana Caruso 

Aprovação: Alexandre Bouza, Renata Gomide, Marcela De Masi