Sebrae promove Seminário sobre Museus e Novas Economias
Geral

Sebrae promove Seminário sobre Museus e Novas Economias

Inscrições devem ser feitas no endereço www.sebraepb.com.br

Rosa Aguiar Rosa Aguiar
29/07/2019 13:41:23

Estão abertas as inscrições para o “Seminário sobre Museus e as Novas Economias”, promovido pelo Sebrae, com o apoio do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphaep – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, OI Futuro e Ministério Público. 
O seminário vai acontecer dia 9 de agosto, a partir das 9h, no auditório do Sebrae, em Campina Grande, e  tem como objetivo realizar um balanço da preservação dos museus e da educação em museus na Paraíba, debater o cenário atual diante das novas economias e traçar perspectivas para o setor.  A programação contará com palestras e mesas redondas com representantes de museus e especialistas em economia criativa, colaborativa, compartilhada e de valores.  
A programação vai apresentar, das 9 às 10h, a palestra “Museus da Paraíba: Desafios e Perspectivas”, com o superintendente do Iphan na Paraíba, Raglan Rodrigues Gondim e Valter Júnior, representante do Memorial Augusto do Anjos. Às 10h50 será realizada a palestra “Museus: Narrativas para o futuro”, com a coordenadora do Museu de Telecomunicações Oi Futuro,  Bruna Cruz. Às 10h50 até às 11h10 haverá um Café Criativo. Às 11h10 até 13h acontece a Mesa Redonda com o tema “Como inovar museus em tempos atuais, priorizando a criatividade, sustentabilidade econômica e as novas estratégias na área digital”, com as palestrantes Nicole Costa, Museóloga do Paço do frevo, Recife, PE, Nara Galvão, do Instituto Ricardo Brennand, em Recife, Fabiana Sales, Técnica em Assuntos Educacionais do Museu da Abolição, também em Recife. Em seguida haverá um intervalo entre as 13 até às 14h para almoço livre. Às 14h será realizada uma visita ao Museu de Arte Popular de Campina Grande, conhecido como Museu dos Três Pandeiros, obra assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Para Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae, sediar o “Seminário sobre Museus e Novas Economias” é muito importante para a Paraíba. “Será um momento para repensar a sustentabilidade dos 94 museus paraibanos de forma inovadora e criativa. A participação de entidades técnicas ligadas a museus vem suprir essa carência e delinear novas estratégias adequadas para um novo tempo, para que os museus continuem sendo atrativos e conectados com o cidadão, contribuindo para a história” As inscrições para participar devem ser feitas no endereço eletrônico do Sebrae www.sebraepb.com.br
Segundo dados da ONU, a economia criativa é responsável por 10% do PIB mundial, portanto, a grande estratégia do século XXI. Conforme classificação do Ministério da Cultura, os setores criativos compreendem: patrimônios -  material e imaterial, arquivos e museus, expressões culturais – artesanato, cultura populares, indígenas, afro-brasileiras, artes visual e digital, espetáculos artísticos – dança, música, circo e teatro, áudio visual e literatura – cinema e vídeo, publicações e mídia impressas, criações culturais e funcionais – moda , design e arquitetura. A economia criativa movimenta todos os profissionais que atuam em áreas criativas e setores culturais como artes plásticas, audiovisual, teatro, música, circo, literatura, cinema, games, websites, arquitetura, moda, gastronomia, museus, patrimônio cultural e natural.
 

FONTE: Rosa Aguiar

Rosa Aguiar
Rosa Aguiar
Jornalista
Dia Nacional do Escritor na FCJA
Caminhos do Frio chega a Serraria

Comentários

Quem Somos

Acreditamos que o turismo, atividade de grande impacto econômico e que fomenta uma cadeia de serviços e produtos capaz de mudar a realidade de uma cidade ou país, precisa ser planejado com ações eficazes que preservem as caraterísticas locais, para que traga a verdadeira melhoria na qualidade de vida das populações.