Balaio Nordeste faz Mapeamento do Fole dos Oito Baixos
Geral

Balaio Nordeste faz Mapeamento do Fole dos Oito Baixos

Resultado será apresentado neste sábado, 20, na Associação Comercial, em JP

Rosa Aguiar Rosa Aguiar
18/07/2019 13:08:54

A sanfona de oito baixos é um dos instrumentos mais importantes do forró tradicional e uma das matriciais do ritmo. Foi o principal instrumento solista nos bailes da região Nordeste na virada do século XX. Neste sábado, 20, será realizado o encerramento do Mapeamento do Fole de Oito Baixos, iniciativa da ONG Balaio Nordeste em convênio com o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico. O trabalho de mapeamento registrou mais de 20 sanfoneiros tocadores de fole d eoito baixos na Paraíba. O encerramento do projeto acontece a partir das 7h da manhã, na Associação Comercial da Paraíba, localizada na rua Maciel Pinheiro, no centro de João Pessoa. Será oferecido um café da manhã  com a presença dos tocadores de sanfona de oito baixos Luizinho Calixto, Geraldo Correia, João Calixto, Ademar Correia, Seu Dera dos 8 Baixos, Abdias de Novo, Carlinhos dos 8 Baixos, Abel Fidélis ,Cidinho dos 8 Baixos, entre outros.

A programação também vai exibir um vídeo documentário sobre o fole de 8 baixos e um slide show com fotos dos sanfoneiros. Na parte da manhã diversas homenagens serão prestadas aos foleiros. Na galeria do Balaio Nordeste haverá uma exposição com fotografias de Guy Joseph retratando os sanfoneiros de 8 baixos pesquisados. 

FONTE: Guy Joseph e Rosa Aguiar

Rosa Aguiar
Rosa Aguiar
Jornalista
Começa a Festa Bode na Rua, no cariri paraibano
Super premiado, "Suassuna:O Auto do Reino do Sol" se apresenta dia 17 em JP

Comentários

Quem Somos

Acreditamos que o turismo, atividade de grande impacto econômico e que fomenta uma cadeia de serviços e produtos capaz de mudar a realidade de uma cidade ou país, precisa ser planejado com ações eficazes que preservem as caraterísticas locais, para que traga a verdadeira melhoria na qualidade de vida das populações.