Médicos serão homenageados pelo CRM-PB
Geral

Médicos serão homenageados pelo CRM-PB

Evento começa nesta quarta-feira, 14, no Youtube

Rosa Aguiar Rosa Aguiar
13/10/2020 14:02:27

A partir desta quarta-feira, 14, os médicos paraibanos serão homenageados e terão a oportunidade de participar de debates sobre os impactos da pandemia em sua rotina de trabalho. Entre os dias 14 e 16 deste mês, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) promoverá uma série de programações online em alusão ao Dia do Médico, comemorado no dia 18 de outubro. A programação será transmitida pelo canal do Youtube do CRM-PB, a partir desta quarta-feira, 14, às 19h, com uma homenagem aos 13 médicos paraibanos que faleceram de Covid-19.

“A pandemia de Covid-19 mudou a nossa rotina de trabalho, a forma de nos relacionarmos e a maneira de encararmos a vida. Nós, médicos, fomos bastante impactados, vendo de perto o sofrimento de pacientes e de nós mesmos. Muitos foram acometidos pela doença e alguns faleceram. O Dia do Médico este ano será comemorado de forma diferente, sem estarmos juntos fisicamente, mas valorizando nossa profissão e homenageando colegas”, afirmou o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais.

A programação desta quarta-feira, 14, começa às 19h e após a homenagem aos médicos que morreram em decorrência da Covid-19, será realizada uma conferência virtual com o tema Ética médica e Telemedicina - O impacto da pandemia na rotina do médico”. O debate contará com a participação dos médicos André Telis (PB), Eduardo Cordioli (SP) e Eduardo Neubarth (RS) André Telis, cardiologista e professor da Universidade Federal da Paraíba, falará sobre “Prontuário Eletrônico”; Eduardo Cordiolli, ginecologista e gerente da área de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein, terá como tema “A consulta telepresencial”; e Eduardo Neubarth, cirurgião e conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, falará sobre “Aspectos éticos da telemedicina”.

Na quinta-feira, 15, a programação também terá início às 19h, com uma apresentação musical, um diálogo com membros da diretoria sobre as ações do CRM-PB voltadas para o médico, sobretudo as atividades da campanha “Médicos Contra o Coronavírus”, que percorreu mais de 100 unidades de saúde do estado, verificando a quantidade e a qualidade de EPIs, medicamentos e condições de trabalho dos médicos que estão na linha de frente contra a Covid-19. Neste dia também haverá a posse de 22 Câmaras Técnicas do CRM-PB.

               Já no dia 16 de outubro (sexta-feira), último dia de evento, a programação inicia às 18h. Médicos que se destacaram por serviços prestados à comunidade receberão a comenda Genival Montenegro Guerra e médicos com mais de 50 anos de formação e dedicação à Medicina receberão a Comenda Lucas. Após as homenagens, haverá o lançamento do livro “Temas da Medicina”, do médico Sebastião Aires, que será apresentado pelo vice-presidente do CRM-PB, João Modesto.

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, desde o início da pandemia, em março deste ano, até o dia 6 de outubro, 862 médicos paraibanos foram infectados pelo novo coronavírus. Destes, 13 faleceram pela doença.  “Os médicos, assim como os demais profissionais de saúde estão mais expostos à contaminação pelo novo coronavírus. Infelizmente, sabemos que estes números podem ser ainda maiores, por conta de falhas nas notificações”, afirmou Roberto Magliano de Morais.

Desde o final de março, através de uma plataforma de denúncias online sobre as falhas na infraestrutura de trabalho, o CRM-PB vem recebendo queixas de médicos sobre problemas no processo de triagem, falta de Equipamentos Individuais de Proteção (EPIs), insumos, exames e medicamentos, material para higienização e recursos humanos.

Para verificar estas denúncias e aumentar a segurança dos profissionais de saúde em seus locais de trabalho, o CRM-PB, através da campanha Médicos Contra o Coronavírus, tem visitado hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Estado. Cerca de 100 unidades de saúde do estado já foram visitadas.

 

Perfil -  De acordo com dados do CRM-PB, em agosto deste ano, a Paraíba possuía 8.516 médicos ativos. Destes, 51,5% são homens e 48,5% são mulheres. Do total, cerca de 60% dos médicos (5.122) têm especialidade registrada no CRM-PB. O percentual de médicos especialistas da Paraíba é semelhante à média nacional. Em 2018, o estudo Demografia Médica, produzido pelo CFM, revelou que 62,5% dos médicos brasileiros tinham o título do especialista.

A Paraíba tem médicos especialistas em 67 áreas. As especialidades com mais registros no estado são: pediatria (658 médicos), ginecologia e obstetrícia (556), clínica médica (469), cirurgia geral (357) e anestesiologia (285). As especialidades com menor número de especialistas são broncoesofagologia (1), cancerologia (1), hematologia (1) e hepatologia (1).

 

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO MÉDICO 2020

Transmitida pelo Youtube (www.youtube.com/crmpb)

 

14 de outubro (quarta-feira)

19h Abertura

19h20 Homenagens

19h25 Webinar: Ética médica e telemedicina - O impacto da pandemia na rotina do médico

Prontuário Eletrônico, com o cardiologista Dr. André Telis (PB)

A Consulta Telepresencial, com o ginecologista e gerente da área de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein Dr. Eduardo Cordioli (SP)

Aspectos Éticos, com o cirurgião e conselheiro do CREMERS Dr. Eduardo Neubarth (RS)

20h45 - Encerramento

 

 15 de outubro (quinta-feira)

19h  Abertura

19h15 Apresentação Cultural

19h20 Ações do CRM-PB voltadas para o médico

19h35 Posse de Câmaras Técnicas

20h10 Encerramento

 

 16 de outubro (sexta-feira)

18h Abertura

18h15 Entrega da Comenda Genival Montenegro Guerra

18h30 Entrega da Comenda Lucas - Médicos de Homens e de Almas

18h50 Lançamento do Livro: Temas da Medicina (Dr. Sebastião Aires)

19h  Encerramento

 

FONTE: Assessoria de Imprensa

Rosa Aguiar
Rosa Aguiar
Jornalista
Turismo de isolamento: dica de pousada para viajar com segurança
Filme Os Quatro Paralamas abrirá o FestAruanda 2020

Comentários

Quem Somos

Acreditamos que o turismo, atividade de grande impacto econômico e que fomenta uma cadeia de serviços e produtos capaz de mudar a realidade de uma cidade ou país, precisa ser planejado com ações eficazes que preservem as caraterísticas locais, para que traga a verdadeira melhoria na qualidade de vida das populações.