Unimed João Pessoa usa robô em tratamento de pacientes com covid-19
Geral

Unimed João Pessoa usa robô em tratamento de pacientes com covid-19

Equipamento permite interação com médicos

Rosa Aguiar Rosa Aguiar
19/06/2020 13:10:30

A Unimed João Pessoa é pioneira, na Paraíba, na utilização de um robô para auxiliar no tratamento de clientes infectados com o novo coronavírus. A tecnologia usada na plataforma robótica possibilita mais interação entre a equipe multiprofissional e o paciente durante o seu tratamento no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, referência em alta complexidade e preferencial para a covid-19. O robô permitirá ainda uma melhor troca de informações, em tempo real, entre a equipe do Hospital Alberto Urquiza e especialistas em todo o mundo. Além disso, poderá ser usado em outras áreas do hospital como a recepção.

O gestor de Serviços Hospitalares da Unimed João Pessoa, Cleiton Moradillo, disse que a aquisição deste equipamento tão moderno é mais um investimento da Cooperativa em dar o melhor ao seu paciente. “Não estamos medindo esforços para que nosso paciente tenha o melhor atendimento. Estamos oferecendo as melhores terapias e equipamentos”, declarou.
Cleiton assegurou ainda que a automação é uma realidade e que o Hospital Alberto Urquiza Wanderley está usando todos os recursos para ajudar na recuperação e paciente. “A Unimed JP sempre foi pioneira no uso de tecnologia para a saúde. Continuamos sempre buscando o melhor para o atendimento, especialmente neste momento de pandemia da covid-19, em que somos o hospital mais preparado no Estado para o tratamento dos pacientes”, garantiu.

Funcionamento
O coordenador do Núcleo Estratégico de Enfrentamento à Covid-19 da Unimed JP, Petrúcio Sarmento, explicou que o uso do equipamento acontecerá em etapas, estruturadas através de fluxos que dão segurança no atendimento, tanto para o paciente quanto para a equipe. “Esse robô é diferente do que outros hospitais já utilizam, pois não é só um suporte para tablet. Ele tem um corpo que procura se assemelhar ao comportamento humano e sua tela é móvel e interativa. A partir do momento que interage com o paciente, ele procura ter os mesmos gestos de uma pessoa, com a tela se movimentando como se fosse a cabeça”, explicou Petrúcio Sarmento.

Interação
Essa máquina inovadora traz inúmeros benefícios para os profissionais de saúde e para os pacientes. Na primeira etapa, o robô vai possibilitar que haja reuniões multidisciplinares, com todos os profissionais envolvidos no tratamento. Os profissionais das diversas áreas vão poder discutir em tempo real e de forma mais rápida os cuidados a serem tomados com os pacientes.,Outra vantagem será a forma de interação da equipe com o paciente. Por meio do robô, a pessoa internada poderá ver o rosto do profissional que está cuidando dela. Atualmente, para realizar o atendimento presencial, os profissionais têm que usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), o que permite apenas que os olhos sejam visto e isso impacta na questão emocional e psicológica do paciente.

Além de ser muito útil para a segurança dos profissionais de saúde, evitando o risco de contágio, o robô também vai ajudar na redução do uso de EPIs – o que ainda é um problema mundial – e também na otimização do tempo, fazendo com que mais pacientes sejam atendidos. Em próximas etapas, cujo fluxo está sendo definido, haverá a interação da família com o paciente através do robô e comunicação institucional.

Conferência
A telemedicina também será facilitada, pois o robô poderá ir até o leito, vê todos os parâmetros ventilatórios e as medicações que estão sendo utilizadas. “A troca de informações com colegas especialistas em outros hospitais do Brasil ou de outros países vai ser facilitada quando precisarmos discutir um caso quando a evolução do paciente esteja muito acima do habitual. Essa interação será para dar ao nosso paciente o que há de melhor no mundo”, destacou o médico.
 

FONTE: Vivass Comunicação

Rosa Aguiar
Rosa Aguiar
Jornalista
Tem live nesta sexta, 19, com Dorgival Dantas
Fortaleza de Santa Catarina entra no programa de privatização do Ministério do Turismo

Comentários

Quem Somos

Acreditamos que o turismo, atividade de grande impacto econômico e que fomenta uma cadeia de serviços e produtos capaz de mudar a realidade de uma cidade ou país, precisa ser planejado com ações eficazes que preservem as caraterísticas locais, para que traga a verdadeira melhoria na qualidade de vida das populações.