PARAÍBA Todos os Cantos
Colunista Teresa Duarte

PARAÍBA Todos os Cantos

Coluna de Teresa Duarte

Rosa Aguiar Rosa Aguiar
15/06/2020 11:28:57

São João na Rede (Foto: Teresa Duarte)

Já começou o São João na Rede, evento promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Associação Cultural Balaio Nordeste de João Pessoa. Em virtude do isolamento social, evento será realizado até o dia 29 deste mês, envolvendo cerca de 14 estados do Brasil. O objetivo é ajudar os forrozeiros que, em conseqüência da crise sanitária, foram prejudicados justamente neste período mais propício para a realização de shows. No caso da Paraíba, a transmissão será no dia 18, com as apresentações de
Flávio José e vários outros artistas e trios de forró. A programação do São João na Rede vai funcionar com cada Estado disponibilizando um dia on-line em rádios, redes sociais, oferecendo um material de divulgação do forró. E, durante a transmissão do evento, apopulação poderá fazer doações, às quais serão destinadas aos forrozeiros mais necessitados.

João Pessoa
Em tempos de isolamento social as lives tem sido um recurso utilizado pelas quadrilhas para se manterem ativas, unidas e principalmente para que consigam algum tipo de ajuda. Mas as transmissões virtuais não suprem as necessidades reais de quem se dedica o ano inteiro para brilhar nos festejos juninos. João Pessoa conta com a Liga das Quadrilhas Juninas, associação que reúne 24 quadrilhas. A quadrilha Sanfona Branca, do bairro de Mangabeira na capital, produziu um vídeo que retrata bem o momento. No material uma quadrilheira com um belo vestido, adereços, maquiagem e cabelos prontos para uma apresentação, dança feliz. Em certo momento o sorriso começa a se desfazer junto com o figurino. Acessórios e maquiagem são retirados e emocionada ela põe a máscara de proteção, indispensável em tempos de pandemia.


Costa do Conde (Foto: Teresa Duarte)

Nesse tempo de isolamento social, devido à pandemia do covid-19, o Shopping Rural Doces Tambaba, no assentamento Tambaba, na Costa do Conde, litoral sul da Paraíba,permanece sem nenhuma atividade. São longos dias de tristeza e desalento para quem vive na comunidade que recebe mais de 500 turistas por semana e é rota obrigatória para as empresas de receptivo. O Shopping iniciou com venda de doces em pequenos potes e atualmente tem produção própria e lojinhas de artesanato. Para tentar amenizar a situação, empreendedores do Shopping Rural, Nevinha e Júlio Silva, com apoio do presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais do Sítio Tambada, Solon Cruz, tomaram a iniciativa de arrecadar alimentos para distribuir com os moradores. Eles lançaram no Instagram a campanha SOS Sítio Tambaba. Quem quiser colaborar com a SOS Sítio Tambaba pode entrar em contatos com os organizadores através dos números: 99324-6895, 99339-2703 ou 99325-6264.

Litoral Norte
Com aproximadamente 60 quilômetros de praias, o litoral norte paraibano caracteriza-se por rios, falésias e preservação da Mata Atlântica. A região também é conhecida pela existência de aldeias dos índios potiguaras, preservando a história e tradição das tribos. Para facilitar o acesso de turistas e visitantes o Governo do Estado investiu na construção e pavimentação de rodovias que dão acesso às cidades de Lucena, Baía da Traição, Mamanguape e Mataraca, esta última faz divisa com o Estado do Rio Grande
do Norte.

Campina Grande (Foto: Teresa Duarte)

A pandemia causada pelo covid-19 prejudicou o pessoal que compõe as quadrilhas juninas e movimenta a economia durante esse período. A Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande e Região Agreste (Asquaju- CG), composta por 27 quadrilhas, que somam 3.200 membros entre profissionais que trabalham na cenografia, figurino, técnica, música, maquiagem, entre outros setores, tiveram que parar com os ensaios se iniciam pelo menos 10 meses antes período junino. Este ano, o evento foi adiado para o mês de outubro. Conforme Lima Filho, presidente da Asquaju- CG, a nova data alterou a dinâmica das apresentações, que costumam acontecer em várias regiões do país e isso trará dificuldade porque as quadrilhas investem para participarem de eventos em todo o Brasil.

FONTE: Teresa Duarte

Rosa Aguiar
Rosa Aguiar
Jornalista
Live da Abrajet PB acontece nesta terça, 16, e analisa jornalismo na pandemia e turismo regional
Tem live nesta sexta, 19, com Dorgival Dantas

Comentários

Quem Somos

Acreditamos que o turismo, atividade de grande impacto econômico e que fomenta uma cadeia de serviços e produtos capaz de mudar a realidade de uma cidade ou país, precisa ser planejado com ações eficazes que preservem as caraterísticas locais, para que traga a verdadeira melhoria na qualidade de vida das populações.