Netiqueta é fundamental para convívio social
Geral

Netiqueta é fundamental para convívio social

Educação não deve ser esquecida nas relações digitais

Rosa Aguiar Rosa Aguiar
27/05/2020 13:01:12

Se as regras de comportamento são importantes no convívio social, elas também se tornam fundamentais no convívio online, especialmente, em tempos de isolamento por causa da pandemia. O alerta é feito pela Academia Nacional de Etiqueta (ANE) através da consultora Sandra Azevedo.

“Estamos cada vez mais convivendo no ambiente virtual, mas tenho observado com preocupação como muita gente está descuidada com as regras de comportamento e até mesmo agressiva na internet”, pontua Sandra, que vem trabalhando a temática já há algum tempo nas palestras, entrevistas e também no conteúdo que produz para o Instagram da ANE o @academianacionaldeetiqueta

Para a idealizadora da Academia, a Netiqueta já vinha cada vez mais em evidência, mesmo antes da pandemia. “Com esse processo de transformação digital, o ambiente virtual passou a ser mais e mais frequentado e essa interação só cresceu na Pandemia, assim como deve ser ainda maior depois desse momento atual”.

Sandra explica que a Netiqueta nada mais é do que a aplicação de regras de etiqueta para o convívio virtual, que agora atingiu o universo social, pessoal e também corporativo. “Estamos em casa, mas, ao mesmo tempo, estamos numa reunião de trabalho, numa discussão familiar num aplicativo ou até mesmo numa ‘live’ de um artista. Em todas essas situações, nosso comportamento fala muito sobre nós mesmos”.

Segundo a consultora, a imagem que mantemos publicamente no convívio digital pode tanto nos ajudar, quanto prejudicar. “Não existe privado na rede mundial de computadores. Qualquer pessoa pode fazer um print e uma publicação nossa viralizar. A repercussão disso pode alavancar negócio ou ser extremamente prejudicial para a imagem profissional”, alerta.

Sobre a Netiqueta, A Academia Nacional de Etiqueta (ANE) lista algumas dicas importantes:

*5 DICAS DE NETIQUETA DA ANE:*

1.   Aulas ou reuniões de trabalho online merecem que as pessoas se vistam adequadamente e, principalmente, desliguem o microfone para não causar o ruído na conversa. Nunca fale em cima da voz de outra pessoa.

2.   Nas redes sociais, não são adequadas críticas ácidas e pouco construtivas. Chame a pessoa no privado se quiser criticar algo. Respeite a opinião do outro, mesmo que discorde, pois aquele é o canal de voz da pessoa e não o seu. Seja elegante na hora de responder a algum comentário agressivo.

3.   Nos grupos de conversa, não desvirtue o tema do grupo com postagens de assuntos polêmicos e que nada têm a ver com a finalidade do grupo. Se quiser sair daquele grupo, chame o administrador do privado e peça para ser removido.

4.   Seja pontual no ambiente virtual, tanto quanto deve ser no presencial. Cumpra prazos, tenha cuidado com a hora marcada para a reunião ou ‘live’.

5.   Pense duas vezes no que vai postar nas suas redes sociais. Alguns conteúdos podem prejudicar a sua imagem profissional, mesmo que seja apenas algo referente a sua vida privada.  Cada vez mais os recursos humanos de empresas observam o comportamento das pessoas no ambiente virtual para definir uma contratação;


--

FONTE: Assessoria de Imprensa

Rosa Aguiar
Rosa Aguiar
Jornalista
PARAÍBA Todos os Cantos

Comentários

Quem Somos

Acreditamos que o turismo, atividade de grande impacto econômico e que fomenta uma cadeia de serviços e produtos capaz de mudar a realidade de uma cidade ou país, precisa ser planejado com ações eficazes que preservem as caraterísticas locais, para que traga a verdadeira melhoria na qualidade de vida das populações.