Seja Consciente: Ideias de como você pode produzir menos lixo
Geral

Seja Consciente: Ideias de como você pode produzir menos lixo

Modelo de utilização do plástico é um crime contra a natureza

Rosa Aguiar Rosa Aguiar
22/05/2020 14:28:59

Neste período de pandemia parece ideal repensar como estamos tratando o planeta que moramos. Enquanto governos e entidades debatem o tema, os indivíduos podem fazer a sua parte. Um dos maiores problemas de poluição está na enorme quantidade de lixo produzido nas casas, e o plástico é o vilão. Alguns levam centenas de anos para se decompor, e mesmo quando isso acontece, deixam micropartículas altamente tóxicas a todos os organismos vivos.

O plástico, em produtos descartáveis como embalagens, copos, pratos, talheres, foi intensamente difundido, nos últimos cinquenta anos, como medida de higiene. Uma produção gigantesca instalou-se no mundo e um descarte irresponsável que vem afetando o planeta. Segundo a WWF – Fundo Mundial para a Natureza, o volume de plástico que vaza para os oceanos, todos os anos, é de cerca de dez milhões de toneladas.  "Nosso método atual de produzir, usar e descartar o plástico está fundamentalmente falido. É um sistema sem responsabilidade, e atualmente opera de uma maneira que praticamente garante que volumes cada vez maiores de plástico vazem para a natureza", afirma Marco Lambertini, diretor-geral do WWF-Internacional, no site da ong.

Felizmente já há algumas alternativas no mercado para que possamos diminuir o uso do plástico. Os produtos ainda não são acessíveis para todos, já que o custo ainda é alto. Mas vale a pena conhecer, por exemplo, a B.O.B., que produz cosméticos sólidos contribuindo para reduzir o uso de embalagens, plástico e contaminação da natureza. No portifólio eles vendem, em barra, diversos tipos de xampus e creme condicionador. A página deles é www.usebob.com.br, no Instagram @use.bob e Whatsapp: (11) 93312-9696 

Não podemos mudar o mundo mas podemos mudar a nós mesmos. Veja dez dicas para um novo posicionamento a favor da nossa casa maior, o planeta.
1.    Não utilize canudos, copos, pratos nem talheres descartáveis. Tenha os seus objetos e sempre leve com você, fazendo a limpeza com água e sabão.
2.    Tente diminuir os produtos que vem com as embalagens. É possível comprar produtos que vem em embalagens de papel.
3.    Leve suas sacolas de tecido para o supermercado e as suas embalagens para comprar a granel.
4.    Utilize cantis ao invés de garrafas de água descartáveis
5.    Leve sempre na bolsa uma sacola de pano dobrada. Assim não precisa aceitar as sacolas das lojas.
6.    Utilize roupas de tecidos naturais.
7.    Use cotonetes com hastes de papel, escova de dentes de bambu, produtos em barra. Já existem, além de sabonetes, xampus, condicionadores, cremes hidratantes em barra. Ou compre xampus e cremes a granel e coloque na sua embalagem permanente.
8.    Na hora do supermercado, opte por embalagens de vidro ou lata.
9.    Produtos de limpeza podem ser comprados a granel, em lojas especializadas, e você usa sempre a mesma embalagem de casa para enchê-los.
10.    Use buchas naturais como as de fibra vegetal e escovas de cobre ou aço.
 

FONTE: Rosa Aguiar

Rosa Aguiar
Rosa Aguiar
Jornalista
Milagre Sertão prorroga campanha online para arrecadação de cestas básicas
Boticário lança campanha para Dia dos Namorados com casais reais

Comentários

Quem Somos

Acreditamos que o turismo, atividade de grande impacto econômico e que fomenta uma cadeia de serviços e produtos capaz de mudar a realidade de uma cidade ou país, precisa ser planejado com ações eficazes que preservem as caraterísticas locais, para que traga a verdadeira melhoria na qualidade de vida das populações.