Governo da Paraíba vai lançar edital para pesquisador
Geral

Governo da Paraíba vai lançar edital para pesquisador

Objetivo apresentação de propostas científicas para enfrentar Corona Vírus

Rosa Aguiar Rosa Aguiar
06/04/2020 17:36:45

O governo do Estado vai lançar um edital, no valor de R$ 1 milhão, destinado a pesquisadores e cientistas, com o objetivo de incentivar a apresentação de propostas de monitoramento, análise e recomendações para rápida implementação diante da pandemia de Covid-19. O edital está sendo organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba.
 
Os temas de interesse do edital envolvem desenvolvimento de testes de diagnósticos clínicos sensíveis, específicos, rápidos e de custo competitivo para covid-19; desenvolvimento de ventiladores pulmonares portáteis de baixo custo; desenvolvimento de produtos antivirais ou outros produtos que possam servir como terapia de apoio ou para diagnóstico e prevenção da doença; e desenvolvimento de aplicativos baseado em pesquisas que contribuam para a compreensão e influência do comportamento - para as instituições públicas e locais de trabalho – visando facilitar a contenção e minimizar comportamentos contraproducentes (inclui pesquisa baseada em georreferenciamento e dados sociais para investigar e mapear zonas de risco nas grandes cidades).
 
“Se você é pesquisador e tem um projeto e quer desenvolvê-lo de forma rápida, participe do nosso edital. Por meio da Fapesq, vamos analisar e liberar da forma mais rápida possível para que essas pesquisas possam ir na direção daquilo que nós queremos: apresentar soluções e alternativas mais rápidas possíveis”, disse João Azevêdo.
 
As inscrições serão realizadas até às 18h do dia 16 de abril, por meio do endereço eletrônico https://sigfapesq.ledes.net/. Cada proposta poderá solicitar até o valor máximo de R$ 200 mil e a execução dos projetos de pesquisa deve ser de até nove meses. A divulgação dos resultados preliminar e final estará disponível no site da Fapesq (www.fapesq.rpp.br ), até o dia 29 de abril de 2020.
 
 

FONTE: Assessoria de Imprensa

Rosa Aguiar
Rosa Aguiar
Jornalista
Feira de Negócios Criativos acontece em maio e será digital
Leia a Coluna de Turismo de Teresa Duarte

Comentários

Quem Somos

Acreditamos que o turismo, atividade de grande impacto econômico e que fomenta uma cadeia de serviços e produtos capaz de mudar a realidade de uma cidade ou país, precisa ser planejado com ações eficazes que preservem as caraterísticas locais, para que traga a verdadeira melhoria na qualidade de vida das populações.