Quarta-feira de Fogo: a noite é das Muriçocas
Cultura

Quarta-feira de Fogo: a noite é das Muriçocas

Maior bloco vai trazer Alceu Valença, Fuba, Zé Neto, Capilé e grupos populares

Rosa Aguiar Rosa Aguiar
18/02/2020 17:31:43

O maior bloco de arrasto da Capital, o Muriçocas do Miramar, leva sua alegria contagiante para Via Folia nesta quarta, 19,  conhecida como ‘Quarta-feira de Fogo’. A concentração será na Praça das Muriçocas, no bairro do Miramar, a partir das 18h, de onde os foliões seguem pela Avenida Epitácio Pessoa em direção ao Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú. 
 
Este ano o bloco homenageia o professor de artes, escultor e cenógrafo Breno Andrade Matos, que criou vários estandartes das Muriçocas, inclusive o dragão, que hoje virou símbolo do bloco Eu Acho é Pouco, de Recife. O cantor e compositor pernambucano Alceu Valença vai sair no segundo trio. No primeiro trio estão o cantor Fuba, puxador e fundador do bloco, cantando músicas autorais em homenagem ao nosso pré-carnaval. Saem ainda o jovem Zé Neto, apontado como sucessor de Fuba, juntamente com a banda Skulamba, com participação especial dos cantores Madu Ayá e Kevin Ndjana.
 
O cantor e compositor Capilé conduz os foliões no terceiro trio, tendo a participação da cantora Val Donato. No quatro trio, a animação fica por conta de Ramon Schneider. No chão estão confirmadas as orquestras Frevo Mania, Splok e Maestro Quimba, além do Grupo de Maracatu Pé de Elefante, do Urso Amigo Batucada, do Clube de Orquestra Alegria do Frevo, dos Bonecos Gigantes e da Baticumlata da Emlur.
 
Muriçocas do Miramar - O bloco foi fundado em 1986 por moradores do bairro do Miramar em comemoração ao aniversário do filho de uma das fundadoras, a poeta e professora universitária Vitória Lima. No início eram apenas 30 pessoas conduzidas por uma carroça de burro com um pequeno som acoplado, tocando frevo.
 
A praça que hoje se concentra os foliões recebeu o nome Praça das Muriçocas em decorrência do bloco, que sai da Avenida Tito Silva, passa pela Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré. O percurso tem cinco quilômetros de extensão. O hino é de autoria do cantor e compositor Fuba. O bloco não tem cordão de isolamento e as camisetas são vendidas anualmente com assinatura de artistas locais.
 
Homenageado – Este ano, o Bloco Muriçocas do Miramar homenageia o cenógrafo Breno de Andrade Matos, um dos criadores do Centro de Artes Plástica e do curso de artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), junto do Archidy Picado. Ele foi perseguido pela didatura militar e passou um tempo fora da academia. Breno assinou vários estandartes do bloco e foi o criador do dragão do Bloco Eu Acho é Pouco, que sai todos os anos em Olinda (PE). Ele faleceu no ano de 2014 em João Pessoa, onde escolheu para morar.
 
Confira a programação completa do Folia de Rua:
 
Quarta- feira (19)
17h - Bloco Muriçocas do Miramar
Concentração: Via Folia, Av. Epitácio Pessoa.
Trios: Fuba, Zé Neto, Alceu Valença, Capilé, Orquestras de Frevo, Grupos de Cultura Popular
 
Quinta-feira (20)
16h - Bloco Canto do Tetéu
Concentração: Parque Parayba, Bessa.
Atração: Walter Luis e Banda
 
19h - Bloco Viúvas do Bela Vista
Concentração: Em frente depósito da Célia, Bela Vista.
Atração: Orquestra de frevo Paraíso Tropical
 
19h - Bloco da Saudade
Concentração: Praça do Castelo Branco.
Atração: Fernando Show, Orquestra de Frevo Splok
 
19h - Bloco Jacaré do Castelo
Concentração: Praça Nossa Senhora da Paz.
Atração: Orquestra de Frevo
 
Sexta-feira (21)
20h - Bloco Cafuçu
Concentração: Praça Dom Adauto (Praça do Bispo), Rio Branco como também Ponto de Cem Réis.
Atração: DJs, Orquestras de frevo, bandas
 
Sábado (22)
15h - Bloco Bom D+
Concentração: Rua Abel da Silva, próximo a Rádio Comunitária Cruz das Armas FM. Orquestra de frevo, Troças e bandas locais
(Infantil das 15h às 18h e Adulto às 18h)
 
16h - Bloco Boi do Bessa
Concentração: Em frente ao Bessa Grill, Bessa.
Atração: Liss Albuquerque e Banda, Orquestra Gambiarra do Frevo
 
18h - Bloco Galo do Treze de Maio
Concentração: Praça Assis Chateaubrind, Treze de Maio.
Atração: Banda Tentáculos, Orquestra de frevo Mestre Quimba
 
21h - Bloco Vaca Morta
Concentração: Praça da Conquista, Padre Zé.
Atração: Alberto Bakana
 
Domingo (23)
Bloco Cordão do Frevo Rasgado
19h - Concentração: Praça Wanda Lucena, Jardim Oceania.
Atração: Liss Albuquerque & Convidados e Orquestra Paraíso Tropical de Frevo
 
 

FONTE: Assessoria e redação

Rosa Aguiar
Rosa Aguiar
Jornalista
Entrevista: Psicólogo Marcos Lacerda

Comentários

Quem Somos

Acreditamos que o turismo, atividade de grande impacto econômico e que fomenta uma cadeia de serviços e produtos capaz de mudar a realidade de uma cidade ou país, precisa ser planejado com ações eficazes que preservem as caraterísticas locais, para que traga a verdadeira melhoria na qualidade de vida das populações.