João Pessoa se transforma na Viena brasileira
Geral

João Pessoa se transforma na Viena brasileira

Ao todo, serão 22 apresentações, 12 masterclasses, mais de 30 atrações e participação de músicos de 11 países

Rosa Aguiar Rosa Aguiar
27/11/2019 12:25:08

Até o próximo sábado, 30, 7º Festival Internacional de Música Clássica vai oferecer uma vasta programação, com quatro concertos diários nas igrejas do Centro Histórico (Mosteiro de São Bento e Primeira Igreja Batista, Igreja do Carmo e Igreja de São Francisco). Ao todo, serão 22 apresentações, 12 masterclasses, mais de 30 atrações e participação de músicos de 11 países (Alemanha, Argentina, Bielorrússia, Brasil, Bulgária, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Lituânia e Rússia).

Com homenagem à Bossa Nova, o 7º Festival Internacional de Música Clássica, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), foi aberto neste domingo, 24, na Igreja de São Francisco, com um concerto da Orquestra Sinfônica Municipal com participação do Quarteto Jobim. A regência foi  do maestro Laércio Diniz. 
 
Para o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, o Festival Internacional de Música Clássica, que em sua 7ª edição homenageia a Bossa Nova, engrandece a cultura da Capital e possibilita a troca de experiência entre os músicos da cidade e do Estado com artistas internacionais.
 
 “O Festival é um evento já consolidado e que faz parte do calendário dos grandes festivais no mundo. Esse festival, realizado no Centro Histórico, o que valoriza essa área da cidade, além das apresentações oferece, através das masterclasses, uma oportunidade para os músicos locais trocarem experiências com músicos de outros países. Temos ainda a participação da nossa Orquestra Sinfônica, tocando junto com grandes nomes da música brasileira, como o Quarteto Jobim e Leila Pinheiro”, disse.
 
Masterclasses – Além dos concertos, o Festival Internacional de Música Clássica terá as masterclasses, que contemplam cinco instrumentos (violino, violoncelo, viola, violão e piano) e serão realizadas de segunda-feira (25) a sexta-feira (29), sempre às 10h, na Casa da Pólvora, Hotel Globo e Igreja de São Francisco.
 
Escolas municipais – As escolas da Rede Municipal de Ensino estarão representadas no 7º Festival Internacional de Música Clássica. Mais de 500 alunos de cinco escolas municipais – Chico Xavier, Dom José Maria Pires, Cônego João de Deus, Radegundis Feitosa e Ministro José Américo de Almeida –, vão assistir aos concertos na Primeira Igreja Batista e no Mosteiro de São Bento a partir da segunda-feira (25).
 
A programação completa do 7º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, com as apresentações e masterclasses, assim como informações sobre as todas as atrações, podem ser consultadas no site do evento, no endereço https://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/
 

FONTE: Assessoria e redação

Rosa Aguiar
Rosa Aguiar
Jornalista
Homenagens e lançamentos estão na programação do 14º Fest Aruanda 

Comentários

Quem Somos

Acreditamos que o turismo, atividade de grande impacto econômico e que fomenta uma cadeia de serviços e produtos capaz de mudar a realidade de uma cidade ou país, precisa ser planejado com ações eficazes que preservem as caraterísticas locais, para que traga a verdadeira melhoria na qualidade de vida das populações.