Lançada a Rota do Sol em seis cidades do Alto Sertão da Paraíba
Cultura

Lançada a Rota do Sol em seis cidades do Alto Sertão da Paraíba

Circuito cultural trará grandes atrações da arte popular

Rosa Aguiar Rosa Aguiar
14/10/2019 10:03:18

Foi lançada a Rota do Sol de 2019, evento realizado há dois anos, que  tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e a
promoção das artes populares como mecanismo de desenvolvimento cultural e turístico dos municípios do alto sertão paraibano. O lançamento compôs a pauta do encontro do Fórum de Turismo do Vale dos Dinossauros e foi acompanhado por representantes de 13 municípios do Alto Sertão paraibano.  

De acordo com a fundadora da ONG Pisada do Sertão e  a Presidente do Fórum de Turismo do Vale dos Dinossauros, Ana Neiry de Moura, este ano, a Rota do Sol promete movimentar o Sertão paraibano nos seus aspectos culturais, educativos, econômicos e sociais. “Esperamos um público de 20 mil pessoas participando ativamente da programação nas seis cidades que irão sediar o evento”, declarou.

Serão dez dias de uma programação intensa que envolve cultura, educação e turismo, quando 26 grupos de dança, oito bandas musicais oito poetas e repentistas e 12 atrações musicais se apresentarão nos palcos montados nas seis cidades participantes da Rota. Dentre elas, tem destaque a banda Noda de Caju, com apresentação marcada para o dia 23 de novembro, em Bernardino Batista (PB); destaque também para  o cantor Fabio Carneirinho, em Poço de José de Moura (PB), no dia 30 de novembro.

Este ano a Rota do Sol conta com a participação de 26 grupos de danças, dentre eles dos estados de Minas Gerais, Belém do Pará, Alagoas, Ceara, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, além destes  quatro grupos internacionais vindos do Chile, México, Itália e Colômbia.

A Programação da Rota da Leitura que acontece de 25 a 29 de novembro simultaneamente nos seis municípios, e promete uma imersão no mundo encantado da leitura, da “contação” de histórias e das oficinas. A programação também conta com palestras e apresentações.Este ano participam do evento 45 escolas.

Durante a programação da Rota do Sol acontece também o Seminário de Tradições Populares que este ano tem o tema, “Terra dos tropeiros: cantoria, cordel e repente na perspectiva da preservação e valorização das nossas identidades culturais”. O seminário será realizado no dia 26 de novembro em Joca Claudino (PB).

Acesse a programação completa em www.pisadadosertao.org ou baixe o App Rota do Sol. Curta a Rota do Sol no Facebook: @festivalrotadosol, e no Instagram: @festivalrotadosol

FONTE: Assessoria de Imprensa - Ana Célia Macedo

Rosa Aguiar
Rosa Aguiar
Jornalista
CRM promove palestra sobre atendimento aos transgêneros
Vem ai o Degustando o Brasil, em Campina Grande

Comentários

Quem Somos

Acreditamos que o turismo, atividade de grande impacto econômico e que fomenta uma cadeia de serviços e produtos capaz de mudar a realidade de uma cidade ou país, precisa ser planejado com ações eficazes que preservem as caraterísticas locais, para que traga a verdadeira melhoria na qualidade de vida das populações.